MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 31 de março de 2012

Paciente morre após estado dizer que não precisava de UTI, no ES


O lavrador Antônio Ramos esperou, mas o coração não resisitiu.
A Sesa havia informado que os pacientes não precisavam do recurso.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

À espera por uma vaga em UTI, em Santa Leopoldina, região Serrana do Espírito Santo, o lavrador Antônio Ramos, de 70 anos, acabou morrendo na noite desta sexta-feira (30), após a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informar que os pacientes que estavam no Hospital Nossa Senhora da Penha "não estavam graves e não precisavam de unidade de tratamento intensivo". Mesmo assim, um leito particular foi comprado pelo estado no Hospital de Vila Velha, Grande Vitória, mas o paciente com problemas cardíacos faleceu.
Na manhã deste sábado (31), o subsecretário de Saúde Geraldo Queiroz disse que a Sesa vai investigar e estranha a quantidade de mortes. "Em relação ao óbito, o hospital pediu vaga de enfermaria, sendo que o paciente precisava de UTI", disse. O G1 entrou ainda não conseguiu contato com a direção do hospital em Santa Leopoldina.
Inconsolável, a filha do lavrador falecido, a auxiliar de costura Delma Ramos disse que não sabe o que vai fazer. No meio de tanta confusão, ela chegou a ligar para a polícia. "Ele precisava ir para a UTI. Colocaram em uma cadeira e não aceitaram o caso dele", disse.
O lavrador Antônio Ramos esperou, mas o coração não resisitiu. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)O lavrador Antônio Ramos esperou, mas o coração não resisitiu. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Em Santa Leopoldina
O diretor do hospital, Genivaldo Potratz, disse nesta sexta, que vários pacientes morreram à espera de transferência. "Quando chega urgência, não conseguimos vaga. Desde janeiro, já perdemos vários pessoas pelo mesmo problema. Foram 14 óbitos", falou. A Secretaria de Estado da Saúde disse que estranha os números e informa que vai encaminhar técnicos da Vigilância Sanitária e do Comitê de Investigação de Óbitos além de fazer uma auditoria na unidade.
De acordo com a diretoria da instituição, o local tem 20 leitos e efetua apenas atendimento de emergência e estabiliza a situação do paciente. Quando o caso é mais grave, a opção encontrada é a transferência, mas, segundo a própria diretoria, a central de vagas da rede estadual de saúde não dá retorno.
A secretaria disse ainda que a Central de Regulação de Internação recebeu as solicitações de vagas para enfermaria nesta quinta-feira (29). Os leitos foram comprados em um hospital particular da Grande Vitória e os pacientes serão transferidos pelo próprio hospital.
Hospital Nossa Senhora da Penha, em Santa Leopoldina, na região serrana do estado. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Hospital Nossa Senhora da Penha, em Santa Leopoldina, na região serrana do estado. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário