MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Resultado das lavouras de soja do PR fica abaixo do esperado


Agricultores do norte do estado estão colhendo o grão.
A esperança, agora, está no plantio do milho safrinha.

Do Globo Rural

O cenário onde o agricultor Laércio Delfine colhe a soja é bonito, mas no ambiente cheio de cores, as dos grãos andam preocupando. “Tem grão seco, grão verde e grão amarelo”, comenta.
Os grãos verdes e os secos são considerados impurezas e derrubam os preços.
O tempo não ajudou. “Atrapalhou na florada e abortou muito a flor. Na granação deu outra seca e aí não granou direito também. Estamos colhendo 40 sacas por hectare, quando o esperado era colher 60 sacas por hectare”.
Em todo o Paraná, a safra de soja deve ser 24% menor do que a anterior. Os resultados da colheita de soja não são animadores, mas quem trabalha no campo sabe que não há tempo para lamentar o que passou. Muitos agricultores mau tiraram a soja da roça e já trabalham em outro plantio.

Agora é a vez do milho safrinha. Em uma propriedade, o plantio começou cedo, para os agricultores, além do preço do grão, que está agradando, o momento é bom para plantar. “A gente está plantando mais cedo para fugir da geada. O milho quanto mais cedo for plantado, o resultado, com certeza, vai ser melhor”, conta o agricultor Ricardo Amano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário