MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Escola do CE oferece TV e colchões para pais na fila de espera por vaga


Pais e alunos foram colocados dentro do prédio na noite de quarta-feira.
'Em todo canto está assim', diz garota de 14 anos que tenta se matricular.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

A direção de uma escola estadual do Bairro Messejana, em Fortaleza, decidiu colocar dentro do prédio da instituição os pais e alunos que pretendiam passar a madrugada desta quarta-feira (29) em uma fila na rua para conseguirem matrículas. Colchonetes e uma televisão foram colocados no pátio e em algumas salas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José de Alencar para acomodar os pais que pretendiam passar a noite esperando a hora da matrícula. “Nos vemos na obrigação de minimizar o máximo possível essa espera por uma vaga em uma escola de referência no bairro”, diz a professora Edelúcia Luciano.
“Não deveríamos passar por uma situação dessas. É humilhante. Deveria haver mais vagas e mais escolas”, reclama a auxiliar de serviços gerais Edilza Franco. O funileiro José Pereira afirma que o sacrifício vale a pena para matricular o neto: “Faço isso pelo meu neto, que é um aluno muito interessado”. A direção diz que não tem como distribuir senhas para as pessoas voltarem no outro dia alegando não poder garantir que os interessados retornam para efetivar a matrícula.
Direção da escola decidiu acolher dentro do prédio pais e alunos que formavam fila do lado de fora para conseguirem matrícula  (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)Direção da escola decidiu acolher dentro do prédio pais e alunos que formavam fila do lado de fora para conseguirem matrícula (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)


Katarina Batista, 14 anos, passa a noite em claro para não correr o risco de perder a vaga. “As vagas nas outras escolas também estão muito concorridas. Em todo canto está assim”, afirma. Douglas Arruda, 12 anos, ficou sozinho na fila porque a mãe teve de voltar para casa cuidar do outro filho.
“Meu pai é caminhoneiro e está viajando e minha tem que cuidar do meu irmãozinho, mas de manhã cedo eu volto para casa e ela vem”, explica. O garoto justifica o sacrifício para a realização do sonho de se tornar um medico. “Tudo na vida tem barreiras. Se não tiver, a gente não consegue. Tenho de enfrentar essas barreiras para alcançar meu objetivo”, afirma.
Segundo a secretaria de educação do Estado (Seduc), o início das matrículas foi adiado em algumas escolas para esta quarta-feira (29). Ainda de acordo com a Seduc, os pais foram orientados que não há necessidade de fazer filas e que as vagas são disponibilizadas para atender a todos os alunos.

Mais de 500.000 vagas
O início do ano letivo de 2012 ocorrerá em três tempos, nos meses de março, abril e maio. São aproximadamente 511.000 vagas em todo o estado, com 152.959 vagas oferecidas em Fortaleza. Os documentos necessários para efetivar a matrícula são a cópia da certidão de nascimento e a transferência ou declaração de escolaridade, além de uma pasta escolar e duas fotos 3x4. Em todo o Ceará, são 672 escolas estaduais, 187 delas em Fortaleza. Na capital, apenas os colégios Justiniano de Serpa, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros não estão com matriculas para novatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário