MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Blocos de rua do Rio atraem mais de 5,3 milhões de foliões, diz secretário


Capital fluminense recebeu mais de 1,1 milhão de turistas no carnaval.
Mais de mil pessoas flagradas fazendo xixi nas ruas foram detidas.

Rodrigo Vianna Do G1 RJ

bola preta (Foto: Alexandre Durão/G1)Com 2,2 milhões de foliões, Cordão da Bola Preta
teve maior público (Foto: Alexandre Durão/G1)
O carnaval de rua atraiu 5.354.400 foliões em 2012 aos 425 blocos cadastrados pela Prefeitura do Rio. Os maiores públicos foram registrados nos seguintes blocos: Cordão da Bola Preta (2,2 milhões), Monobloco (500 mil), Afroreggae (400 mil), Bloco da Preta (250 mil) e Simpatia é quase amor (150 mil). Já a região do Centro foi a que concentrou o maior público. As informações são do secretário de Turismo e presidente da Riotur Antonio Pedro Figueira de Mello, durante coletiva, sobre o balanço oficial do carnaval do Rio, nesta segunda-feira (27).
Um dos destinos mais procurados pelos turistas durante o carnaval, a cidade do Rio recebeu 1,144 milhão de visitantes – sendo 32% deles estrangeiros – entre os dias 13 e 26 de fevereiro. Com tantos visitantes, a taxa de ocupação dos hotéis espalhados pela cidade foi de 95%.
“A gente teve um carnaval de absoluto sucesso. Recebemos um grande número de turistas e os números são satisfação. Com esse sucesso surgem novos desafios, é uma festa que a gente aprende com elas. Ainda temos problemas com o xixi e o lixo, mas é algo que já está sendo pensado e será melhorado”, disse o secretário.
De acordo com Antonio Pedro, 37 transatlânticos aportaram no Rio, trazendo 86 mil turistas. O secretário informou, ainda, que o carnaval deste ano gerou uma receita de U$ 850 milhões para a cidade. Foram distribuídos 500 mil guias de blocos e 150 mil informativos de acesso e deslocamento do Sambódromo.
Mais de mil detidos por fazer xixi na ruaApesar do aumento do número de banheiros químicos nas ruas, 1.014 pessoas foram detidas após serem flagradas fazendo xixi nas ruas durante os desfiles dos blocos. Segundo o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, 15 mil banheiros foram espalhados em pontos estratégicos da cidade.
Ainda de acordo com o balanço da Riotur, foram feitos 623 atendimentos médicos. Desse total, 32 foram levados para hospitais da cidade.
Em relação à limpeza das ruas, o secretário Carlos Roberto Osório informou que foi coletada mil toneladas de lixo, 300 toneladas a menos em relação a 2011.
Transporte ganha nota 6,6 do público, diz pesquisaUma pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisas da ESPM-RJ durante o período carnavalesco, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, entrevistou 838 pessoas no Sambódromo, e 470 nos blocos de rua. Transporte e informações turísticas ganharam as menores notas do público (6,6). Já diversão noturna teve a maior avaliação (8,7).
A segurança pública ganhou nota 7,2 dos entrevistados. As mudanças ocorridas no Sambódromo foram bem avaliadas pelo público: 86% das pessoas afirmaram que o local melhorou com a criação de novas arquibancadas. Dos turistas que acompanharam os desfiles das escolas de samba, 89% afirmaram que pretendem voltar ao Rio.
Em relação ao carnaval de rua, a limpeza dos banheiros químicos teve a menor nota (4), seguida de limpeza do trajeto (5,1), quantidade de banheiros (5,5), segurança (7,8) e acesso ao bloco (8): “Cada um tem que pensar também na sua contribuição. Os blocos também precisam evoluir, para ter um carnaval melhor, não só para os vizinhos, mas ara os foliões também”, acrescentou o secretário Antonio Pedro Figueira de Mello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário