MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Seca impede travessia de balsa e crianças usam canoa para estudar


Transporte está inutilizado há quatro meses devido à baixa no leito do rio.
Barco improvisado, manobrado por menino de 12 anos, é a alternativa.

Do G1 BA, com informações da TV Sudoeste

Seca impede travessia de balsa e crianças usam canoa para estudar (Foto: Reprodução/TV Suodeste)Canoa improvisada é alternativa para estudantes
(Foto: Reprodução/TV Suodeste)
O sol forte tem prejudicado pequenos produtores rurais e os moradores da cidade de Caraíbas, na região sudoeste da Bahia, localizada a 585 km de Salvador. A seca impede há quatro meses a utilização da balsa que fazia a travessia no leito do rio Gavião, que liga Caraíbas às estradas de acesso a Belo Campo, Tremendal, além das comunidades rurais.
Por conta disso, cerca de 50 crianças utilizam uma canoa improvisada como transporte, que é manobrada por um garoto de 12 anos. Nenhum dos ocupantes utiliza o colete salva-vidas. "Depois que a água baixou, que a balsa não pode estar funcionando, a gente tem que passar nesse transporte aí", relata a dona de casa Suélia Reis, que tem quatro filhos usando o transporte.
Em um dos pontos turísticos da cidade, a "prainha", é visível a seca na barragem. O escorregador que foi implantado para diversão da população há seis anos está inutilizado. Na lavoura, os agricultores calculam o prejuízo financeiro devido à falta de chuva. Um deles, Vitório Santos, que cultiva mandioca, afirma já ter pedido aproximadamente R$ 2 mil. "Aqui choveu no mês de novembro, mas foi fina. Para fazer água, já faz uns três anos", afirma.
Nos bananais da cidade, as folhas estão amareladas e os pés da fruta não se desenvolvem. "Feijão, milho, tudo da agricultura, foi constatado este ano perda de 100%", conta a presidente do sidicato dos produtores rurais, Maria Cleide Patez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário