MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Mesmo fora da época, agricultores correm para plantar o milho no PR


Trabalho intenso na lavoura voltou ao oeste do estado.
Com o fim da estiagem, os agricultores correm para terminar o plantio.

Do Globo Rural

Enquanto em uma área o milho já está alto, na outra, o plantio nem começou. E tudo dentro da mesma propriedade, em Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná.
Hélio Notter semeou uma parte da safrinha no pó, mas na outra metade, ele preferiu esperar a chuva. Agora que o clima colaborou, ele vai recomeçar.
A preocupação dos agricultores é que o período de zoneamento agrícola para fazer o plantio do milho safrinha terminou na região. Quem planta depois desse período, fica sem o seguro da safra, mas mesmo assim, os agricultores decidiram arriscar.
O zoneamento muda de acordo com a região, mas em Toledo, que abrange Marechal Rondon, a janela de plantio determinada pelo governo acabou no dia 28. De acordo com a Secretaria da Agricultura, ainda falta semear 10% dos 394 mil hectares previstos para a região.
O técnico em agropecuária da cooperativa de Marechal Rondon, Cristian Pesente, diz que apesar de estar fora do zoneamento, o período ainda favorece uma boa safrinha. "Compensa investir porque se o clima ocorrer normal, sem geada, teremos uma ótima safrinha".
Dos nove hectares que vai semear com milho, seu bruno weber plantou só um. Como já havia comprado todos os insumos, nem cogita desistir da safrinha, mesmo sabendo que não terá direito ao ProAagro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário