MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Profissões inusitadas atraem pelos bons salários em Uberaba


Segundo empresário, necromaquiador ganha em média R$ 2,5 mil.
Setor funerário tem dificuldades para encontrar profissionais capacitados.

Do G1 Triângulo Mineiro

Com milhares de profissões diferentes registradas no Ministério do Trabalho, não é difícil encontrar exemplos de trabalhos que são considerados estranhos para a maioria da população. Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, esse mercado está crescendo e com a vantagem de oferecer bons salários.
No Ministério do Trabalho estão registradas mais de duas mil profissões diferentes e a lista das mais inusitadas é extensa. Tem marido de aluguel, testador de caixa, segurança de coqueiros, enxugador de gelo e até limpador de óculos escuros.
Para Isabel Aparecida Leonel passar mais de oito horas do dia em uma funerária faz parte da rotina de trabalho. Há seis anos ela trabalha como necromaquiadora, fazendo maquiagem em defuntos. Para ela um trabalho que exige sensibilidade. “Trabalho na preparação do corpo e higienização, é um trabalho que exige cuidado e não é para qualquer um não”, afirmou.
O empresário, Adalberto Pagliaro, do ramo funerário, deve inaugurar até o fim de março uma clínica de tanatopraxia, procedimento de preparação do cadáver para o velório. A nova sala já foi equipada, mas o empresário enfrenta dificuldade para encontrar interessados em trabalhar na função. “O funcionário tem que ter um controle emocional rígido, tem que gostar da área de anatomia e patologia e ter disponibilidade de horário. Comprometimento com a atividade”, afirmou. Para quem está disposto a encarar o trabalho, o salário inicial de um tanatopraxista, segundo o empresário, é de R$ 2,5 mil.
Segundo o analista de Recursos Humanos Nilo César, a falta de oferta de vagas no setor ajuda a manter os salários elevados. “Em áreas nas quais a oferta de profissões é rara existe uma profissionalização menor. Nas profissões mais novas há poucos trabalhadores no mercado e os profissionais exigem salários melhores”, afirmou.
Na fazenda também há atividades consideradas incomuns, entre elas a de coletor de semêm, exercida há 40 anos por Jorge Antônio Silvano. Para ele um serviço que exige paciência e agilidade na hora da coleta. A dose coletada fica em uma espécie de cápsula e o equipamento é apelidado de 'vagina artificial'. Apesar de bizarro, a responsabilidade é muito grande, cada dose vale muito dinheiro. “Tem dias em que espero mais de uma hora pra conseguir fazer a coleta. Tem que esperar a vontade dos animais. O trabalho é muito sério e não tem piada”, comentou o coletor de semêm.

6 comentários:

  1. TEM GENTE EM BETIM E BH QUERENDO TRABALHAR DE TANATOPRAXISTA QUAL E O IMAIL PARA MANDAR CURRICULUM MANDE RESPOSTA NO MEU IMAIL MARCELAPOLIANESOARESDEOLIVEIRA@YMAIL.COM.BR

    ResponderExcluir
  2. boa noite senhor rafael! meu nome e bernadete soares de araujo gostaria de saber como faço para mandar curriculum para a seguinte profissao de tanaatopraxia

    ResponderExcluir
  3. bom eu ja estou tendo dificuldade de encontrar uma boa vaga nessa areá .estou cursando o curso de auxiliar de necropsia e necro maquiagem,resido em são paulo na zona leste.asseito propostas

    ResponderExcluir
  4. gostaria de enviar um curriculo para empresa ,como expliquei em outro comentário estou cursando o curso de auxiliar de necropsia e necto maquiagem.

    ResponderExcluir
  5. gostaria de enviar um curriculo para empresa ,como expliquei em outro comentário estou cursando o curso de auxiliar de necropsia e necro maquiagem.

    ResponderExcluir
  6. oi gostaria de saber aonde tem o curso de necromaquiagem?pois faz tempo que estou procurando e ainda não achei em gravatai ou porto alegre. queria saber se por acaso alguma funeraria se dispõe do curso.?

    ResponderExcluir