MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Obra parada deixa corpos expostos à decomposição no IML de Goiânia


Iniciada em 2009, reforma deveria ter sido entregue no ano seguinte.
Governo afirma que disponibilizará R$ 300 mil para concluir obras.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Obra parada deixa corpos expostos à decomposição no IML de Goiânia (Foto: Cristiano Borges/O Popular)Reforma no IML de Goiânia está parada desde dezembro de 2011 (Foto: Cristiano Borges/O Popular)
Com a reforma do Instituto Médico Legal de Goiânia (IML) paralisada desde o último mês de dezembro, o caos toma conta da unidade que fica no Setor Cidade Jardim. No local, corpos chegam a ficar em estado de decomposição por causa da falta de espaço e equipamentos específicos para necropsia. “Existem grandes problemas na estrutura do local, principalmente na drenagem do esgoto. Além disso, as mesas e geladeiras estão velhas”, revela a diretora da unidade, Silvana de Fátima.
De acordo com funcionários do IML, a obra, aguardada há 40 anos e iniciada em 2009, parou na sala de necropsias. A TV Anhanguera foi até o prédio do órgão e constatou que existem somente quatro mesas destinadas para análise de corpos e as tubulações de água e esgoto estão entupidas. Além disso, diversos equipamentos e toda a parte administrativa estão prontos aguardando o término das obras para serem inaugurados. Fotos divulgadas pela Promotoria de Saúde do Trabalho mostram o abandono do prédio.
O primeiro acordo feito entre governo estadual e Ministério Público de Goiás era que a reforma fosse concluída em 2010. Porém, o prazo foi prorrogado para janeiro deste e, mesmo assim, o serviço não foi concluído. Como isso, o MP-GO protocolou na segunda-feira (27) um documento para exigir que o Estado faça uma licitação emergencial para concluir as obra em até dois meses (veja vídeo ao lado). Além disso, o órgão fez um pedido para compra de equipamentos de proteção para os funcionários em até 30 dias.
“Alguns equipamentos necessários para diversos procedimentos ainda não foram fornecido. E a licitação para continuação da reforma corre o risco de ser frustrada”, afirma o promotor de Justiça Vilanir de Alencar Camapum.
Recomeço
A Secretaria de Segurança Pública e Justiça do Estado de Goiás (SSP-GO) informou que irá repassar a verba de R$ 300 mil para terminar a reforma, o que deve ser feito pela Agência Goianax de Transportes e Obras (Agetop). Já em relação aos equipamentos de proteção, a SSP informou que todos os materiais são constantemente repostos.
O diretor-presidente da empresa responsável pela obra, Leonardo Carlos da Silva, alegou que o material usado na reforma seguiu todas as especificações do edital de licitação e as obras paralisaram devido às mudanças de projeto no decorrer da construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário