MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Espera por tomografia pode chegar a dois anos em Casa Branca, SP


Rede pública do município não tem aparelho para atender pacientes.
Aparelho de Mogi Guaçu usado pela região está quebrado desde novembro.

Do G1 São Carlos e Região

Pacientes de Casa Branca, interior de São Paulo, estão esperando de 1 até 2 anos para fazer um exame de tomografia. A rede pública não tem o aparelho e o que atendia ao município e a região está quebrado.
O aposentado Luís Antônio Matos teve problemas graves no pulmão no ano passado. Há 10 dias, o médico pediu pra ele fazer uma tomografia.
O aposentado Luís Antônio Matos aguarda por exame de tomografia (Foto: Reprodução/EPTV)O aposentado Luís Matos aguarda por exame
de tomografia (Foto: Reprodução/EPTV)
No entanto, quando tentou agendar o exame ouviu da assistente social que o aparelho está quebrado e que só há vagas para casos mais graves. “Eles falam que não tem previsão. Pneumonia não é brincadeira. Se você não cuidar, você morre mesmo”, disse.
Como a tomografia não está disponível na rede pública da cidade, a única alternativa era o tomógrafo de Mogi Guaçu, que atende a região. Porém, o aparelho está quebrado desde novembro.
A diretora de Saúde de Casa Branca, Sônia Camargo, disse que o departamento tem priorizado os casos mais graves, pagando exames em clínicas particulares. “A gente tenta aqui na região mesmo para não deslocar o paciente para muito longe e a prefeitura realiza o pagamento”, explicou.
Segundo o Ministério da Saúde, a revisão de cotas dos exames a que o município tem direito deve ser realizada este ano.
O conserto do tomógrafo de Mogi Guaçu deve terminar em 30 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário