MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Secretaria de saúde realizará cadastro de haitianos no SUS, no AM


Cadastros serão realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde.
Mapa das unidades de saúde foram traduzidos para o creole.

Do G1 AM

Haitiana recebe atendimento médico gratuito em Manaus (Foto: Reprodução/TV Amazonas)Haitiana recebe atendimento médico gratuito em
Manaus (Foto: Reprodução/TV Amazonas)
As Secretarias Estadual de Saúde do Amazonas (Susam) e Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) realizarão na quinta-feira (1) e sexta-feira (2), o cadastro dos haitianos residentes em Manaus no Sistema Único de Saúde (SUS) para concessão do cartão do SUS.

O cadastro para a concessão do cartão, que garante o acesso aos serviços oferecidos na rede pública, será realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, durante o horário de funcionamento dos postos, das 7h às 18 h.

Além do cadastro dos haitianos no SUS, fichas médicas utilizadas pelos profissionais de saúde nas consultas e um mapa das unidades e serviços oferecidos no sistema estadual de saúde pública foram traduzidos para o creole, um dos idiomas oficiais do Haiti.

Com essa ação será possível ao Governo saber o número exato de haitianos em Manaus, as condições de saúde deles, que tipo de doenças possuem, se possuem, e ainda se é necessário algum tipo de intervenção em saúde pública, afirmou a coordenadora do projeto da Organização Médicos Sem Fronteiras de atenção aos haitianos no Amazonas, Débora Noal.

Em casos de dificuldade no atendimento por causa do idioma, os profissionais de saúde poderão ligar para o número (92) 8827-7544 para pedir auxílio. O número está sendo disponibilizado pela Igreja Católica e será atendido por pessoas que conhecem o idioma do Haiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário