MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Paraná é o estado que registra maior volume de vendas para o exterior


Noventa e três países compram produtos de cooperativas brasileiras.
Exportações em janeiro cresceram 21% em relação ao ano passado.

Do Globo Rural

Não é de hoje que a carne de frango produzida nos frigoríficos paranaenses ganhou a mesa dos estrangeiros. Só que agora, o franguinho está mais valorizado lá fora, principalmente entre os americanos e os europeus.
As carnes e o farelo de soja foram os responsáveis por um recorde no estado: nunca as cooperativas paranaenses venderam tanto para o exterior quanto neste comecinho de ano. O estado liderou as exportações brasileiras entre as cooperativas, alcançando os R$ 210 milhões só em janeiro.
No cenário tão favorável, teve até quem não exportou mais porque não quis. É o caso desta cooperativa de Palotina, que abate 320 mil frangos por dia, e que prefere dividir em meio a meio as vendas para o exterior e para o mercado interno.
E como a situação lá fora se mostrou boa, mesmo recusando negócios, a indústria em Palotina exportou 5% a mais que a média dos últimos meses.
O volume exportado aumentou, mas principalmente o faturamento, o que se explica pela industrialização. A Cooperativa de Cascavel, por exemplo, está investindo R$ 40 milhões em um novo moinho. Em vez de vender o trigo colhido pelos produtores, vai entregar a farinha pronta para o mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário