MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Cartilha orienta clientes na hora da compra e armazenagem de produtos


Consumidores devem observar condições de higiene do comércio.
Documento dá dicas de como verificar a qualidade das mercadorias.

Do G1 MG

Na hora de ir ao supermercado, que cuidados você toma para garantir uma alimentação segura? Observar a limpeza da loja e organizar o carrinho de compras não são chatices, são orientações importantes, que estão em uma cartilha para o consumidor.
A Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, possui uma cartilha de orientação para os consumidores sobre alimentos. As considerações vão desde a lista de compras, escolha, verificação do estado e data de validade do produto, até acondicionamento nas sacolas e em casa.
A Secretaria Municipal de Saúde dispõe pelo site e também entrega, uma cartilha de orientação para os consumidores sobre alimentos. O detalhe é que tem várias dicas que as pessoas não se atentam, como o transporte das compras até a residência.
Na cartilha, há recomendações importantes desde o momento da escolha dos alimentos e produtos, até o transporte e forma de guardá-los em casa.
O primeiro passo é fazer a lista de compras com as quantidades já que há produtos em que o prazo de validade é curto. Portanto, ficar atento ao prazo de validade de tudo que comprar. Outro aspecto é não comprar latas que estejam abertas, com amassados ou estufadas. Os alimentos não podem ter sido alterados.
Observe a limpeza do estabelecimento onde vai fazer as compras e comece pelos produtos não-perecíveis (arroz, enlatados, farinha) e deixe os congelados por último.
É preciso ter atenção para a cor e cheiro dos alimentos. Eles não podem ser alterados. Todos que têm origem animal devem ser inspecionados (ovos, carnes, leite, pescados) e passar pela Vigilância Sanitária. Veja se esses produtos têm o carimbo e rótulo que atendem às exigências.
Carnes só devem ser compradas se estiverem expostas em balcões refrigerados e as embalagens devem estar intactas e sem líquidos. A carne deve estar firme, na c0or vermelho brilhante (internamente) e vermelho mais escuro na parte externa. Já quando chegar em casa, mantenha refrigerado.
Nunca misture produtos de limpeza com alimentos, até mesmo na sacola de compras. Caso tenha comprado alimentos congelados e resfriados, vá direto para casa, caso contrário, leve um isopor para acondicioná-lo. Não lave os ovos, coloque-os em recipiente fechado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário