MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Estiagem causa aumento no custo da alimentação de suínos no RS


Houve aumento no custo do milho usado na ração dos animais.
Valor chega a ser 30% maior em relação ao mesmo período de 2011.

Do Globo Rural

As perdas na safra de milho do Rio Grande do Sul causadas pela estiagem também atingem outras atividades. Os criadores de suínos estão pagando mais caro para alimentar os animais. A produção de milho deve ter redução de 44% em relação ao ano passado. Com isso, há previsão de falta do grão para o consumo humano e para ração animal.
A quebra da safra de milho causa impacto na suinocultura. Os produtores do Rio Grande do Sul pagam mais caro pela saca de 60 quilos do grão. O valor chega a ser 30% maior do que o mesmo período do ano passado.
O criador Gilberto Berres, que tem uma unidade produtora de leitões no município de Cândido Godói, região noroeste do estado, consome 1,3 mil quilos de alimento por dia. A ração é feita na própria granja. Setenta por cento do que tem na ração é milho. “Não temos como competir com o preço do suíno para comprar o milho, que está na faixa de R$ 30. Isso é uma dificuldade que nós produtores de suínos enfrentamos”, diz.
A Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul informou que pedirá a inclusão dos produtores de pequeno e médio porte nos programas que ofertam milho dos estoques do governo por um valor mais baixo que o do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário