MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Estiagem prolongada causa queda na produção de leite em Sergipe


Sete municípios compõem a bacia leiteira do estado.
Região têm uma produção diária de 400 mil litros de leite.

Do Globo Rural

As chuvas irregulares preocupam produtores rurais de Sergipe. Do começo do ano até agora, o acumulado é de apenas 50 milímetros, com redução de 60% ao esperado para o período. Sem chuva, a produção de leite é uma das atividades mais afetadas.
Na propriedade do produtor José Alberto Aragão, em Nossa Senhora da Glória, no semi-árido de Sergipe, 26 vacas da raça holandesa produzem uma média de 500 litros de leite por dia, mas a falta de chuva encareceu a produção. Para manter a média, ele diz que os custos aumentaram porque os animais precisam ser alimentados com ração, já que o pasto secou.
Os sete municípios que compõem a bacia leiteira do estado de Sergipe têm uma produção diária de 400 mil litros de leite. Só em Nossa Senhora da Glória são 130 mil litros de leite por dia, mas a estiagem prolongada, que já dura três meses, fez a produção cair em mais de 30%.
O criador Josafá Barreto tem 12 vacas leiteiras. Sem dinheiro para comprar ração, a produção de leite, que era, no mês de novembro de 240 litros por dia, caiu para 180 litros este mês. Para não deixar o gado com fome ele precisou vender parte do pequeno rebanho.
“A situação de 2012 é consequência de 2011, quando houve uma má distribuição da chuva. Houve degradação das pastagens, perda da produção de milho, diminuição do plantio de palma e estresse dos animais. Não houve grande mortandade dos animais, mas eles sentem bastante essa situação”, explica Ary Bonfim, coordenador regional da Emdagro, Empresa de Desenvolvimento Agropecuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário