MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Ceplac desenvolve biofungicida que combate a vassoura de bruxa


Registro no Ministério da Agricultura permite a comercialização do produto.
Doença ataca os ramos e diminui drasticamente a produção de cacau.

Do Globo Rural

Os produtores de cacau ganharam um novo aliado no combate à vassoura de bruxa, uma das doenças mais sérias da lavoura. Um biofungicida, desenvolvido pela Ceplac, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, recebeu o registro do Ministério da Agricultura e já pode ser comercializado.
A vassoura de bruxa devastou lavouras inteiras de cacau na Bahia na década de 90. A doença, que ataca os ramos e diminui drasticamente a produção de frutos, é provocada pelo fungo moniliophthora perniciosa. Nos laboratórios da Ceplac, os pesquisadores usaram o trichoderma stromaticum, inimigo natural do fungo, para criar um biofungicida que combate a vassoura de bruxa.
“É um fungo que controla a vassoura por competição. Ele será aplicado na vassoura e por infestação da vassoura irá impedir a reprodução do fungo da vassoura de bruxa”, explica Manfred Müller, coordenador técnico-científico da Ceplac
Para aplicação na lavoura, o biofungicida em pó é diluído em água e pulverizado sobre os galhos doentes. “Recomenda-se preferencialmente que seja aplicado após a poda fitossanitária”, diz Müller.
Com o certificado de registro a Ceplac pode produzir e comercializar o biofungicida. Esse é o resultado de 15 anos de pesquisas em laboratórios, viveiros e a campo. Segundo a comissão, o produto não faz mal ao meio ambiente e ainda pode trazer vantagens econômicas para o produtor.
A Ceplac produz o biofungicida em pequena quantidade em Ilhéus, na Bahia. Para fornecer aos agricultores em larga escala, será necessário terceirizar a produção. Por enquanto, não há previsão de data para a venda no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário