MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Operação irá retirar famílias que invadiram floresta nacional em RO


Floresta Nacional do Bom Futuro na região do distrito de Jaci Paraná.
Operação irá retirar pelo menos 28 famílias de novos invasores.

Do Globo Rural
Uma parte da Floresta Nacional do Bom Futuro, em Rondônia, foi invadida e desmatada. Para evitar a derrubada ilegal de mais árvores, a retirada das famílias que estão no local começou a ser planejada.
A Floresta Nacional do Bom Futuro fica a 170 quilômetros de Porto Velho, na região do distrito de Jaci Paraná. Há três anos, um acordo entre os governos federal e estadual acabou separando da mata fechada o distrito de Rio Pardo, onde vivem cerca de 1, 6 mil famílias. A pequena cidade foi criada clandestinamente dentro da Flona.
De acordo com o mapa, Rondônia repassou para a União 200 mil hectares de áreas preservadas em troca do distrito e das áreas exploradas, num total de 183 mil hectares. A Floresta Nacional foi reduzida a 90 mil hectares. Donos de propriedades em Rio Pardo não poderiam derrubar mais nenhuma árvore.
O acordo de 2009 também previa o fim dos desmatamentos na região. Mas dados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais apontam que de todos os desmatamentos que aconteceram em Rondônia no ano passado, dez por cento estão na região de Rio Pardo.
Novas invasões voltaram a ser registradas na Flona. O Instituto Chico Mendes de Proteção da Biodiversidade é o responsável pela manutenção do local. Há invasores que demarcam áreas e desaparecem, mas retornam com ameaças a fiscais e policiais militares na Base do ICMbio. Outras famílias até moram na Flona com a expectativa de ganhar a terra na Justiça.
Os objetos apreendidos com um invasor que foi preso estão na base do instituto. A equipe de reportagem tentou falar com o chefe da fiscalização, mas foi informada que ele estava na mata com a PM negociando a retirada de outro invasor.
O Instituto Chico Mendes admite o desafio de controlar a invasão na região. A coordenadora regional do instituto diz que já existe determinação da Justiça para reintegrar as terras ocupadas na Flona. Essa foi a resposta a uma ação movida pelos invasores que tentavam ficar com as terras. Ana Rafaela D’Amico explica que a operação irá retirar pelo menos 28 famílias de novos invasores.
“Vários deles disseram que só vão sair presos. A gente vai organizar a operação de forma a evitar que isso aconteça e resolver da forma mais pacífica possível, inclusive com a participação da Ouvidoria Agrária na operação de desocupação. Não será tolerada nenhuma reocupação na área. A gente vai manter a Flona sem ocupantes”, avisa. Ana Rafaela.
A coordenadora regional do Instituto Chico Mendes disse que ainda não há data para a operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário