MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Agricultora colhe abóboras com o dobro do tamanho médio no RS


Frutos orgânicos alcançaram 20 kg, enquanto normal é 10 kg ou 12 kg.
Técnico agrícola da Emater-RS destaca que cultura é resistente à estiagem.

Do G1 RS

Agricultora colhe abóboras gigantes no interior do RS (Foto: Divulgação/Emater-RS)Agricultora colhe abóboras gigantes
(Foto: Divulgação/Emater-RS)
No período em que diversas regiões do Rio Grande do Sul sofrem com a estiagem, uma agricultora familiar da localidade de Passo do Tigre, em Candiota, colheu duas abóboras orgânicas da espécie Moranga Pataca com tamanho e peso acima do normal. Segundo a Emater-RS, os frutos gigantes de Maria Eloá Cardoso Oliveira alcançaram 20 kg cada, o que representa o dobro da média da variedade, que tem geralmente entre 10 kg e 12 kg.
A plantação foi feita em novembro do ano passado, e a produtora colheu os frutos no dia 15 de janeiro deste ano. Nesta última terça-feira (28), ela chamou técnicos da Emater para que eles tomassem conhecimento das abóboras.  "Foi a primeira vez que colhi algo desse tamanho", contou a agricultora ao G1.
De acordo com o técnico agrícola da Emater, Matheus do Amaral Caetano, que presta assistência técnica à produtora, esta é uma prova de que é possível produzir alimentos orgânicos de qualidade e com crescimento acima da média. “Constata-se que, através do solo bem manejado com matéria orgânica e irrigação, torna-se possível produzir alimentos sem agrotóxicos, resultando em uma alimentação saudável”, destacou. As abóboras são livres de defensivos agrícolas e de fertilizantes químicos.
A produtora utilizou sementes crioulas fornecidas através de troca-troca entre vizinhos. Caetano informa que a abóbora é uma cultura resistente à estiagem e adapta-se bem na integração com outras plantas, ajudando na consorciação e rotação de culturas.
Segundo a Emater, a abóbora pertence à família das curcubitáceas, plantas rasteiras, assim como o melão, melancia e pepino. É um fruto rico em vitamina A e também fornece vitaminas do complexo B, além de cálcio e fósforo – minerais que fortalecem os ossos e dentes. O fruto tem poucas calorias e sua polpa possui até 90% de água. É de fácil digestão devido às suas fibras e tem alto valor nutritivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário