MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Preço baixo do vinho faz vinícolas encerrarem atividades no RS


Cem pequenas vinícolas do estado fecharam as portas este ano.
Custo de produção estava mais caro do que o preço final do produto.

Do Globo Rural

Os pequenos produtores de vinho do Rio Grande do Sul estão encerrando as atividades por causa do baixo valor pago pelo produto. A agricultora Inês Ortigara produzia uvas para a elaboração de vinho na propriedade. Mas agora as frutas são colhidas e vendidas para uma vinícola maior. O pavilhão onde era feito o processamento está fechado. As máquinas foram desativadas e o local virou depósito de uma empresa que alugou o espaço. Ela diz que não vale a pena manter a atividade.
A cantina da família Andreazza também está desativada. Esse é o segundo ano em que as pipas de inox, compradas para melhorar a elaboração dos vinhos, estão paradas. O pavilhão virou depósito e o agricultor Santo Andreazza não pensa em retomar a produção tão cedo. Nos últimos anos ele pagava para vinificar. O custo de produção estava mais caro do que o preço final do vinho, vendido por R$ 0,70 o litro. “Muita tristeza. Mudamos todo o trabalho aqui e agora não conseguimos mais dar a volta”, diz.
Cerca de cem cantinas não produzirão vinho este ano no Rio Grande do Sul. Apenas em Flores da Cunha, onde fica a maioria das vinícolas familiares, 50 deixaram de processar a uva. Essa situação tem preocupado o setor vitivinícola.
O presidente da Comissão Interestadual da Uva explica que o problema se agrava com a concorrência dos vinhos importados, que competem em preço com os nacionais e com as altas taxas de impostos cobradas aos pequenos produtores. Está sendo estudada a criação de uma cooperativa para incentivar os produtores familiares. “Reunir os produtores, levar as informações e motivá-los para que se mude um pouco o foco da nossa atuação no sentido especifico das agroindústrias familiares”, diz Olir Schiavenin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário