MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Produção de bananas registra aumento de 15 mil toneladas


Cultura de bananas em Delfinópolis, no Sul de Minas, existe há 18 anos.
Produtores esperam colher mais de 20 mil toneladas em 2012.

Do G1 Sul de Minas

A produção de bananas nas lavouras de Delfinópolis, no Sul de Minas, cresceu pelo segundo ano consecutivo, segundo dados da Emater. Em 2010 o município tinha uma área plantada de 460 hectares e uma produção de mais de 5,5 toneladas. No ano passado a área subiu para 654 hectares e a produção aumentou para 15 mil toneladas da fruta.
Para a próxima safra de 2012, a expectativa dos produtores também é de crescimento. Cerca de 855 hectares estão sendo plantados e pode gerar uma produção de mais de 20 mil toneladas de banana.
A cultura de bananas em Delfinópolis existe há 18 anos. São cerca de 41 produtores que investem na melhoria da produção para vender a fruta com preços mais valorizados.
A pulverização das lavouras feita por aviões é um destes métodos. Em média, a pulverização dos bananais é realizada 6 vezes no período entre outubro e maio. O serviço do avião é terceirizado e custa R$ 127 por hectare, quase o dobro do que é gasto com o trator.
Cerca de 70% das lavouras de Delfinópolis também recebem irrigação. Atualmente a metade dos agricultores utilizam este sistema. Quando a produção de bananas começou na cidade, todos os produtores dependiam da chuva para a irrigação dos hectares.
O produtor rural Mateus Soares está otimista e aumentou a área plantada de 5 para 13 hectares. “Estamos deixando de produzir leite para investir em mais 10 hectares de bananas por ano”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário