MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Problemas nas estradas prejudicam escoamento de leite em MG


Chuva das primeiras semanas do ano danificou as estradas.
Pecuária leiteira é a principal atividade econômica de Guiricema.

Do Globo Rural

A criadora Janete Toledo, que tem dez vacas da raça girolando em lactação, faz durante a madrugada a ordenha na propriedade na zona rural de Guiricema, na Zona da Mata de Minas Gerais. A produção é de 200 litros por dia. Há seis anos na atividade, a criadora trocou o serviço na cozinha pelo estábulo. No período de chuva, ela consegue reduzir os custos de produção já que o gado fica mais tempo no pasto.
A alegria que a chuva traz para os pastos é dor de cabeça nas estradas rurais. Em um dos trechos, a encosta caiu. O motorista de laticínio Antônio Emídio, que tinha uma hora para transportar 900 litros de leite até um tanque de expansão, encontrou lama e buracos pelo caminho.
Os produtores da comunidade do Córrego do Santo Antônio têm de levar o leite na carroça. A criadora Anicilda Toledo, uma das 16 integrantes de uma associação da comunidade, leva 50 litros de leite para o tanque de armazenamento duas vezes ao dia.
A pecuária leiteira é a principal atividade econômica de Guiricema, com produção diária de 25 mil litros. “Guiricema tem uma área territorial muito grande, de quase 300 mil metros quadrados, o que dificulta muito em termos de estradas vicinais. O produtor toma prejuízo por falta de uma estrada adequada”, reclama José Ervilha, presidente do Sindicato Rural.
Apesar dos problemas no transporte, a criadora Janete Toledo, que recebeu R$ 0,76 pelo litro do leite no mês passado, diz que não abandona a atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário