MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PF faz mapeamento de fazendas ocupadas por índios na Bahia


Policiais foram encaminhados na manhã desta quinta-feira (23), diz polícia.
Dezenas de propriedades são ocupadas em Itaju de Colônia desde janeiro.

Do G1 BA, com informações da TV Santa Cruz

Equipes da Polícia Federal (PF) foram encaminhadas nesta quinta-feira (23) para a área rural da cidade de Itaju de Colônia, sul da Bahia, onde fazendas têm sido ocupadas por grupos de índios da tribo pataxó hã-hã-hãe desde o mês de janeiro deste ano. A PF tem conhecimento da ocupação de cerca de 20 fazendas, dez delas já confirmadas. Já a Polícia Civil registra a ocupação de 39 propriedades rurais particulares. O governo do estado acionou reforço da Polícia Militar para a segurança da cidade.
A delegada titular Denise Cavalcanti, da Polícia Federal, diz que não pode informar o efetivo enviado à visita desta manhã, mas afirma que o objetivo da ação é realizar um mapeamento sobre as invasões.
"Não vamos entrar nas fazendas, isso só com determinação judicial, através de mandado de reintegração de posse. Vamos fazer rondas, constatar se há o uso de armas, como nos têm sido informado", explica.
De acordo com Wilson Jesus de Souza, coordenador do órgão em Pau Brasil, os índios estão pressionando a Funai por mais apoio e têm direito ao terreno. "Têm direito porque é uma área histórica", explica. "O Supremo [Tribunal Federal] vem adiando o julgamento e acaba acirrando o embate", completa.

Morte
A Polícia Civil afirma nesta manhã que uma pessoa teria morrido durante um confronto quarta-feira (22) entre índios e um seguranças de uma fazenda na região de Alegrias, zona rural de Itaju. O cacique Régis confirma a morte do colega no conflito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário