MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Criadores de frango de MS avaliam custo de produção e lucratividade


Avicultores integrados contam com nova ferramenta de negociação.
Planilha ajuda a controlar melhor os custos de produção.

Do Globo Rural

Na propriedade em Sidrolândia, região central de Mato Grosso do Sul, o avicultor Nilo Cervo mantém oito aviários, onde aloja 160 mil frangos em cada um deles.
O criador toca a criação em parceria com o frigorífico, que fornece os pintinhos, remédios e ração. Nilo gosta de ter tudo na ponta do lápis.
O problema é que estes custos nem sempre estão caros a todos os avicultores. Para ajudar os criadores do estado a aumentarem a renda com a atividade, a Federação de Agricultura está desenvolvendo uma planilha de custos de produção. O modelo apresentado tem mais de 60 ítens como infraestrutura, mortalidade, número de lotes armazenados e gastos com funcionários.
"Existia uma grande discussão entre o setor produtivo e o setor industrial. O produtor sempre alegava que recebia abaixo do custo, mas não sabia ao certo qual era esse custo. O diferencial deste trabalho é que com os resultados, o produtor vai poder negociar melhor o preço com a indústria", explica Adriana Mascarenhas, consultora da Famasul.
O avicultor Iluir Scariot ainda não recebeu a planilha da Federação, mas está ansioso, espera que as mudanças possam trazer mais rentabilidade.
A ideia da Famasul é levar a planilha para as três principais regiões produtoras de frango do estado: Aparecida do Taboado, Dourados e Sidrolândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário