MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Circuito Turístico de Paraju atrai grupo de turistas no Espírito Santo


Diferencial encontrado por turistas no Circuito é a hospedagem em grupos.
Quem opta pelo passeio, pode conhecer 28 empreendimentos no caminho.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

Portal é o ponto de partinda para o Circuito Turístico Paraju (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Portal é o ponto de partinda para o Circuito Turístico Paraju (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Clima de montanha em um lugar retirado de toda a correria das cidades. O Circuito Turístico Paraju, distante 34 quilômetros de Domingos Martins, município da região Serrana do Espírito Santo, tem atraído turistas de todos os lugares. Quem opta pelo passeio, pode conhecer 28 empreendimentos ao longo do caminho, passando por cachoeiras, além de parar para comprar artesanatos e degustar comidas tradicionais.
Um dos diferenciais do Circuito é a variada oferta de hospedagem para grupos. O primeiro a adotar esse esquema na região, há mais de 15 anos, foi o empreendedor Vitalino Fermo, que possui um sítio transformado também em pousada. "A gente quer passar para o turista a liberdade de sentir como se estivesse em um sítio dele. Temos uma pessoa que fica responsável pela manutenção, mas a liberdade de fazer o que quer é do turista", disse.
Os turistas aprovam a ideia e costumam se hospedar levando a família ou com grupos de amigos. "Hoje, por exemplo, o dono do sítio sou eu. A gente está aqui com um grupo de pessoas de mais de 40 anos, mas t6em também de todas as gerações, e essa integração é muito importante", contou o aposentado Rui Ferreira, hóspede da pousada de Vitalino.
Outro sítio que faz parte do Circuito pertence ao proprietário rural Ricardo Viana e é a primeira pousada encontrada pelos turistas no caminho. A cachoeira que forma uma piscina natural no quintal da propriedade é um grande atrativo.
"Ainda não foi batizada, mas sinto que os turistas que passam por aqui se sentem muito criativos e adoram dar nomes para a cachoeira. De repente a gente pode fazer até uma enquete para escolher o melhor", brincou Viana. O preço da diária nesse sítio fica por R$ 120 o casal, mas por conta da hospedagem em grupos aceita-se, no mínimo, cinco casais.
Seguindo o caminho, os turistas podem encontrar outras pousadas, cada uma com seu diferencial, que vai desde aquela com um campo de futebol até a que tem pista de boliche. Em uma delas há ainda a produção de mudas de vegetação nativa, o que ajuda na preservação da Mata Atlântica.
O visitante que passa pelo local sem a intenção de se hospedar também têm como opção de passeio trilhas ecológicas. Eles encontram ainda boa comida, produtos caseiros, artesanato em tecido e madeira, cachaças, vinhos e licores especiais. Além do Circuito Turístico Paraju, Domingos Martins possui também outros cinco circuitos.
Como chegar
O acesso é feito pelas rodovias BR-262 e ES-470. O circuito fica 34 quilômetros depois da sede de Domingos Martins, na Região Serrana. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3249-1215 ou pelo e-mail circuitoturisticoparaju@gmail.com.
Confira o mapa do Circuito Turístico Paraju (Foto: Divulgação/ Circuito Turístico Paraju)Confira o mapa do Circuito Turístico Paraju (Foto: Divulgação/ Circuito Turístico Paraju)

Um comentário: