MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Agricultores aproveitam a volta chuva para refazer o plantio no CE


Região do Cariri cearense sofreu três semanas de estiagem.
Dias secos causaram a perda de tudo que foi cultivado em muitas lavouras.

Do Globo Rural

A chuva dos últimos dias no sul do Ceará deixou a terra úmida e os pequenos reservatórios cheios de água. De acordo com a Fundação de Meteorologia do Ceará, só durante o feriadão de carnaval choveu uma média de 90 milímetros. Rios que estavam secos voltaram a transbordar. Um exemplo é o rio que passa pela cachoeira de Missão Velha e abastece mais oito municípios da região.
A mudança do clima levou os trabalhadores de volta às lavouras. O agricultor Manuel de Souza, do município de Milagres, que perdeu a primeira plantação, aproveita a terra molhada para fazer o replantio de 60 quilos de milho em três hectares.
Para a representante da Ematerce no Cariri, o órgão dispõe de sementes selecionadas para mais de dez mil agricultores familiares cadastrados no Programa Hora de Plantar na região. “Está assegurado para todos os agricultores e agricultoras que perderam suas roças e quiserem fazer o segundo plantio. Eles devem comparecer à Ematerce para retirar as sementes e ficar na obrigação de pagar apenas a segunda remessa”, diz orienta Elcileide Mendonça, gerente regional do órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário