MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Calor e tempo seco dificultam trabalho dos avicultores de SC


Eles estão gastando mais pra manter a criação.
Muitos reclamam que o preço pago não compensa tantos investimentos.

Do Globo Rural

Na propriedade do seu Eldir Losekann, no município de Chapecó, região oeste de Santa Catarina, por conta da estiagem e do calor desta época do ano, os custos aumentam a cada dia. Manter o aviário não tem sido fácil.
Eldir cria frangos há quase 30 anos. Ele iniciou com quatro aviários e hoje trabalha com apenas um. A produção diminuiu, enquanto os custos aumentaram. O repasse feito pela agroindústria não cobre as despesas da propriedade.
Já no município de Descanso, no extremo-oeste, os dois aviários do produtor estão vazios, parados. Itacir Vergani entregou o último lote na semana passada e decidiu que só volta a alojar quando o clima melhorar.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, até agora, 96 municípios decretaram situação de emergência por causa da estiagem. As perdas na produção agrícola estão estimadas em R$ 600 milhões. Na sexta-feira (24), o governo do estado liberou R$ 6 milhões para ajudar 17 mil famílias que tiveram prejuízo com a seca, a maior parte do dinheiro vai para quem perdeu as lavouras de milho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário