MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Monitoramento de risco sanitário para Copa será testado em Parintins, no AM


Prevenção visa menor tempo de resposta em caso de emergências.
Ação está sendo realizada em cidades-sede e teve início no carnaval.

Do G1 AM

Caprichoso e Garantido, bumbás de Parintins, terão destaque no estande do Amazonas (Foto: Divulgação)Festival de Parintins será fundamental na avaliação
de riscos (Foto: Divulgação)
O Festival de Parintins será utilizado como teste no monitoramento de risco sanitário na Copa 2014, no Amazonas. O trabalho será similar ao adotado recentemente no Galo da Madrugada, em Recife. O acompanhamento e a avaliação das ações de saúde são feitos por integrantes da Câmara Temática de Saúde. A ideia é que o sistema de monitoramento tenha a participação de agentes dos governos federal, estadual e prefeituras.
De acordo com o coordenador da Câmara Temática da Copa 2014, Adriano Massuda, o trabalho em Pernambuco foi positivo e deve ser ampliado. “O teste foi superprodutivo, e demonstrou a necessidade de repetir eventos como esse, que devem passar a fazer parte da rotina do Sistema Único de Saúde”, declarou.
Segundo o coordenador, testes como o realizado em Recife ajudam a determinar que tipos de ocorrências devem ser monitorados e reportados às secretarias de Saúde e ao governo federal. “Todas as cidades-sede vão ter, até a Copa, sistemas de monitoramento de risco sanitário para acompanhar o que acontece durante o evento. Mas também vai além, já que um surto de diarreia pode ocorrer num restaurante que não está nas redondezas do estádio”, afirmou. Além do Galo da Madrugada e da Festa do Boi, o  São João também servirá de teste para a câmara temática.
SUS
As ações do evento-teste também servirão como aprimoramento e qualificação da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FNSUS), criada em 2011 para agir no atendimento a vítimas de desastres naturais, calamidades públicas ou situações de risco epidemiológico que exijam uma resposta rápida e coordenada, apoio logístico e equipamentos adequados de saúde. Massuda afirmou que as primeiras simulações devem acontecer em abril.
Para o coordenador, tanto o monitoramento em tempo real, quanto a integração entre os entes federativos serão legados deixados pela preparação para o Mundial. “A mobilização, o contato entre os entes federativos e o acompanhamento sistemático dos riscos vão ficar como legado para o SUS. A prevenção é essencial para um atendimento efetivo em caso de desastre ou emergência. Assim, é possível atuar com um menor tempo de resposta e evitar disseminação”, destacou Massuda.
Arena da Amazônia (Foto: Divulgação)Mundial 2014 será realizado de 12 junho a 13 de julho. Em Manaus, jogos ocorrerão de 14 a 25 de junho  (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário