MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Palacete Provincial abriga cinco museus no Centro de Manaus


G1 foi ao prédio histórico para conhecer um pouco mais os museus.
Prédio foi por mais de cem anos quartel da Polícia Militar.

Marcos Dantas Do G1 AM

Palacete Provincial, que já foi quartel Militar e hoje abriga cinco museus (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)Palacete Provincial, que já foi quartel Militar e hoje abriga cinco museus (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)
O Centro Histórico de Manaus oferece várias opções para visita turística, tanto para quem mora na cidade, como para quem está de passagem. O Teatro Amazonas, o Palácio da Justiça e o Palácio Rio Negro são prédios que respiram história e que levam o visitante em uma viagem pelos 342 anos da capital do Amazonas.
O Palacete Provincial, restaurado em 2009, foi por mais de cem anos quartel da Polícia Militar do Amazonas, e, atualmente, abriga cinco museus que estão sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), recebendo cerca de 3 mil visitantes por mês. Considerado um patrimônio tombado junto com a Praça Heliodoro Balbi e o Colégio Amazonense Dom Pedro II , o local está sob a proteção especial da Comissão Permanente de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico, de acordo com a Resolução Nº 01/80, homologada pelo Dec. Nº 4.817 de 06 de dezembro de 1980.
O G1 visitou o local e apresenta um passeio por dentro de cada setor do Palacete Provincial, inclusive setores que não são abertos à visitação.
Sala de Exposição Temporária Jozé Bernardo Michilles
Sala de Exposição Temporária Jozé Bernardo Michilles, onde ficam expostos registros da restauração do prédio, concluída em 2009 (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)Sala de Exposição Temporária Jozé Bernardo Michilles, onde ficam expostos registros da restauração do prédio, concluída em 2009 (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)
Escritório montado em 2007 que abriga documentos, fotos e relatórios sobre a restauração do prédio, concluída em 2009. Ferramentas utilizadas na obra também podem ser conferidas na sala, além de um vídeo que mostra trechos da restauração.
Pinacoteca do Estado do Amazonas
Pinacoteca do Estado do Amazonas, que tem um acervo de mais de mil obras (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)Pinacoteca do Estado do Amazonas tem um acervo de mais de mil obras (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)
Ao longo de dois salões, mais de 200 obras de arte estão expostas na Pinacoteca. O local tem, ao todo, um acervo de aproximadamente mil obras, entre pinturas, esculturas, desenhos e gravuras, produzidas por cerca de 300 artistas amazonenses, brasileiros e estrangeiros. A coleção apresenta produção artística brasileira dos séculos XIX e XX, com ênfase em obras de artistas regionais.
Museu da Imagem e do Som do Amazonas (MISAM)
Museu da Imagem e do Som do Amazonas (MISAM), que tem um vasto acervo fonográfico disponível para os visitantes  (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)Museu da Imagem e do Som do Amazonas (MISAM), que tem um vasto acervo fonográfico disponível para os visitantes (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)
Possui um grande acervo fonográfico, com obras de cinema, fotografia, música, televisão, rádio, revistas e outros, organizados em conteúdos museológicos, iconográficos, bibliográficos, arquivísticos, audiovisuais e de multimídia. Todo o conteúdo do local pode ser acessado após um cadastro do visitante, o qual também têm direito a meia hora de acesso a internet grátis.
Sala de arqueologia
Sala de arqueologia, onde ficam expostos fragmentos arqueológicos encontrados no Amazonas (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)Sala de arqueologia, onde ficam expostos fragmentos arqueológicos encontrados no Amazonas (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)
Ficam expostos nesta sala fragmentos arqueológicos encontrados na Região Amazônica. A exposição apresenta também uma estatueta de arte mobiliar arqueológica, esculpida e polida em um bloco único de esteatita, semelhante a pedra sabão, mostrando um figura com características humana e animal que está associada à cultura Tapajônica. Na exposição também é possível conhecer as formas de sepultamento de alguns povos indígenas, bem como seus respectivos significados.
Exposição Esculturas do Mundo
Exposição Esculturas do Mundo, que mostra esculturas e outras obras produzidas no mundo inteiro (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)Exposição Esculturas do Mundo mostra esculturas e outras obras produzidas no mundo inteiro (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)
Sala onde fica exposta uma coleção de réplicas de esculturas dos museus da França, sinalizando os períodos da Pré-História, Egito, Grécia Antiga, Renascença e obras dos séculos XVII e XVIII e Modernismo.
Museu Tiradentes
Museu Tiradentes, que retrata a história do Corpo Militar do Amazonas (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)Museu Tiradentes retrata a história do Corpo Militar do Amazonas (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)
Museu que retrata a história da Corporação Militar do Estado do Amazonas, com mobília original da época, além de arquivo integrado, com livros de registros individuais dos membros da corporação, além de armamentos, fardas, armaduras e equipamentos utilizados pelo Corpo de Bombeiros. Na exposição ‘Flagrantes da História’, o visitante pode visualizar vídeos de eventos festivos e ouvir o som de alguns armamentos.
Museu de Numismática Bernardo Ramos
Museu de Numismática Bernardo Ramos, que apresenta uma vasta coleção de moedas de mais de 80 países (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)Museu de Numismática Bernardo Ramos, que apresenta uma vasta coleção de moedas de mais de 80 países (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)
Sala com valiosas coleções de moedas da Antiga Grécia, Império Romano, moedas do Brasil em seus períodos de Colônia, Império e República, além de cédulas, medalhas e condecorações. Em uma sala ao lado, está em exposição temporária uma coleção de moedas da China com seus acontecimentos e importância histórica.
Cela Memória
Cela Memória, onde infratores detidos nas redondezas do Centro ficavam no Século XIX (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)Cela Memória, onde infratores detidos nas redondezas do Centro ficavam no Século XIX (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)
No subsolo do Palacete Provincial, estão as celas originais utilizadas pelo Comando da Polícia Militar para prender infratores nos arredores do Centro. As celas chamam a atenção pelo fato de ter abrigado até 7 pessoas em um espaço diminuto.
Ateliê de restauro
Ateliê de restauro, espaço onde são restauradas obras que vão para os acervos dos museus do Palacete (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)Espaço onde são restauradas obras que vão para os acervos dos museus do Palacete (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)
Espaço que não é aberto a todas às visitações, é o local de recuperação de obras que, após restauradas, passarão a fazer parte dos acervos e das diversas exposições nos museus do Palacete.
O Palacete Provincial funciona das 9h às 17h nas terças e quartas, das 9h às 19h nas quintas, sextas e sábados e das 16h às 20h aos domingos, ficando fechado durante as segundas-feiras para manutenção do prédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário