MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de julho de 2012

Ex-ferroviários de RO afirmam que trem vai apitar no dia do centenário


Madeira-Mamoré comemora 100 anos na quarta-feira (1).
MP determinou que locomotiva seja limpa na presença de engenheiro.

Larissa Matarésio Do G1 RO
Ex-ferroviários dizem que vão colocar locomotiva para funcionar em celebração ao centenário da EFMM (Foto: Larissa Matarésio/G1)Ex-ferroviários dizem que vão colocar locomotiva para funcionar em celebração ao centenário da EFMM
(Foto: Larissa Matarésio/G1)
Uma determinação do Ministério Público de Rondônia enviada à Secretaria Estadual de Esporte, Cultura e Lazer (Secel), no dia 17 de julho, impede que haja qualquer manutenção da locomotiva 18 sem supervisão de um engenheiro, entretanto, ex-ferroviários fizeram o abastecimento da caldeira nesta sexta-feira (27). Os antigos trabalhadores dizem que nunca tiveram problemas, e vão continuar com os trabalhos para a celebração do centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), na quarta-feira (1).
Os ex-ferroviários, indignados, resolveram agir por conta própria. Na sexta-feira (27), os trabalhadores abasteceram de água uma das caldeiras da locomotiva 18 para verificar se havia algum vazamento.
José Nazareno Alex King diz que trabalhadores não precisam de engenheiro (Foto: Larissa Matarésio/G1)José King diz que não precisam
de engenheiro
(Foto: Larissa Matarésio/G1)
“Só tem um pequeno vazamento, mas nada que prejudique o funcionamento. A nossa ideia é colocar o trem para apitar e para funcionar em um pequeno trecho na quarta-feira (1) em comemoração”, explica Lord Jesus Browvn.
Outro ex-trabalhador da EFMM, que há mais de 10 anos faz manutenção da locomotiva, José Nazareno Alex King, se diz indignado com a decisão. “Nós sempre trabalhamos com isso, nunca precisamos de engenheiro nenhum para nos ensinar, e duvido que algum saiba mais do que nós. Isso aqui estava tudo jogado, quem cuida somos nós”, conta.
O que aconteceu
Em homenagem ao centenário, a Secel estava realizando a manutenção e a limpeza das locomotivas e dos trilhos da EFMM, mas depois de decisão do MPE, do promotor da 6ª Promotoria do Estado, Aluildo de Oliveira Leite, o trabalho foi interrompido.
De acordo com o secretário da Secel, Francisco Leilson, a secretaria não estava ciente do que os antigos trabalhadores estavam realizando e nem se eles tinham permissão de alguém para continuar com a manutenção, e que a Secel não tem nenhuma responsabilidade sobre o que está acontecendo.
O caminhão pipa que abastecia a caldeira é da Secretaria Municipal de Obras (Semob).

Nenhum comentário:

Postar um comentário