MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de julho de 2012

Celebração de São Cristóvão reúne mais de 5 mil motoristas no RS


Participantes não desanimaram com a chuva que caía sobre a cidade.
Fiéis foram abençoados em frente à igreja do bairro que leva nome do santo.

Fábio Lehmen e Ivani Schütz Da RBS TV

Chuva não desanimou caminhoneiros de Passo Fundo, RS (Foto: Fábio Lehmen/RBS TV)Chuva não desanimou caminhoneiros de Passo Fundo, RS (Foto: Fábio Lehmen/RBS TV)
Mais de cinco mil caminhoneiros realizaram na manhã deste domingo (29) em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, uma procissão motorizada em homenagem a São Cristóvão. O tempo chuvoso não desanimou os condutores, que passavam buzinando nas principais ruas e avenidas da cidade. Em Porto Alegre, também houve celebração para o santo padroeiro dos motoristas de caminhão.
Em frente à igreja do bairro que leva o nome do santo, os fiéis eram abençoados. “Estamos todos os dias na estrada e precisamos da proteção dele”, diz o caminhoneiro Volnei Camargo.
O padre Rudimar Mascarello destacou a atitude de quem não se intimidou com o mau tempo para manter a tradição. “É uma felicidade ver que cada um desses caminhoneiros não se importou com a chuva e veio mesmo assim se glorificar com a mão protetora de São Cristóvão”, declarou o religioso.
O caminhoneiro Edenílson dos Santos, que participa pela primeira vez da procissão, destaca a importância de ter a proteção do padroeiro. “Comprei este caminhãozinho e estou nas estradas. Preciso de alguém que me proteja e só quem pode fazer isso é o São Cristóvão”, afirmou.
Em Porto Alegre, cerca de 150 veículos fazem procissão
Estátua de São Cristóvão é levada por caminhão em Porto Alegre (Foto: Ivani Schütz/RBS TV)Estátua de São Cristóvão é levada por caminhão
em Porto Alegre (Foto: Ivani Schütz/RBS TV)
Em Porto Alegre, cerca de 150 caminhões e diversas camionetes e carros também realizaram a procissão, que se repete há quarenta anos no último fim de semana do mês de julho. O evento teve início com uma missa campal na Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio, na Estrada Chapéu do Sol, na Zona Sul.
Com o propósito de homenagear o santo, os veículos, enfeitados com balões coloridos, percorreram diversas ruas dos bairros Belém Novo e Restinga, em um trajeto de 20 quilômetros percorrido durante uma hora. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) controlou o tráfego que ficou complicado no percurso, especialmente nas avenidas Edgar Pires e Juca Batista.
À frente da procissão, um caminhão carregou a imagem de São Cristóvão e chamou a atenção de populares, que acenaram e fotografaram a passagem dos romeiros.
Missa Campal realizada em frente a igreja na Zona Sul de Porto Alegre (Foto: Ivani Schütz/RBS TV)Missa Campal realizada em frente a igreja na Zona Sul de Porto Alegre (Foto: Ivani Schütz/RBS TV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário