MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de julho de 2012

Mais de 14 mil índios poderão votar em outubro no Maranhão, diz TRE


Chapadinha foi a cidade com maior número de registrados, 2.370 índios.
Já Buriticupu terá o menor número, 89 índios.

Lenno Edroaldo Do G1 MA

Mais de 14 mil indios poderão votar no Maranhão (Foto: TSE)Estatística indígena foi divulgada pelo TRE-MA
(Foto: Divulgação/TSE)
Mais de 14 mil maranhenses declaradamente índios estão aptos a votar nas eleições municipais programadas para outubro, de acordo com estatística divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA). Eles estão distribuídos em 17 cidades, sendo que o maior número foi registrado em Chapadinha, município do Baixo Parnaíba, localizado a 245 quilômetros da capital maranhense.
Os números fazem parte da estatística sobre o eleitorado maranhense, recentemente divulgada pelo Tribunal, mas podem ser maiores, segundo a assessoria do TRE, porque levou em consideração apenas os locais em que as pessoas se declararam índios. Fazem parte desta lista índios das aldeias Zutiua, Angico Torto, Mainumy, Rio Corda, Kwarahy, Escalvado, Porquinhos, Sabonete do Leão, Bacurizinho, Bananal, Ipú, Juruá, El Betel, Felipeboné, Coquinho [BR-226], Cana Brava, Santa Maria, Ingarana e dos Flores.
Eles estão localizados em Altamira do Maranhão, Araioses, Arame, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Buriticupu, Caxias, Chapadinha, Fernando Falcão, Grajaú, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Joselândia, Maranhãozinho, Presidente Sarney e Santa Luzia.
Destes, Chapadinha têm aptos a votar 2.370 índios, em seis sessões eleitorais. Logo depois, Caxias registrou o maior número, com 1.758 eleitores também distribuídos em seis sessões. Já na Aldeia Escalvado, na zona rural de Fernando Falcão, 958 pessoas votarão em três sessões na Escola General Bandeira de Melo. Em outra aldeia do município, a de Porquinhos, 345 pessoas poderão votar na Escola Moisés Canela.
A cidade com o menor números de indígenas registrados é Buriticupu, na região central do Estado. Segundo o TRE-MA, 89 índios estão aptos a votar em 7 de outubro no município. De acordo com o senso demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Maranhão 27.551 pessoas são índios, constituindo 3,76% da população indígena do país

Nenhum comentário:

Postar um comentário