MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 31 de julho de 2012

Amazonas registra aumento no número de doação de órgãos


No topo dos transplantes realizados no AM estão córnea 48 e de rins 19.
Rede social vai permitir que pessoa registre a vontade de ser doadora.

Do G1 AM

Transplantes realizado no Hospital João Lucio, em Manaus (Foto: Roberto Carlos/Agecom)Transplante realizado no Hospital João Lucio, em Manaus (Foto: Roberto Carlos/Agecom)
Dados do Ministério da Saúde (MS) apontaram aumento de 109% no número de doação de órgãos na região Norte do País. O estado do Amazonas foi o que realizou o maior número de cirurgias, 67.
O Brasil conta com 13,6 doadores para cada um milhão de habitantes. Nos primeiros meses deste ano, o Ministério da Saúde registrou um aumento de 29% no número de doadores em todo o país. Foram realizadas 7993 cirurgias no primeiro quadrimestre de 2012, um crescimento de 37% se comparado ao mesmo período de 2011, que registrou quase 6 mil transplantes. O Brasil fechou o ano de 2011 com 2.048 doadores.
No topo dos transplantes realizados no Amazonas estão córnea 48 e de rins 19. Em seguida aparece o Acre com 10, sendo sete de córnea e três de rins.
Apesar dos números positivos, a falta de órgãos ainda é alta. O número de pessoas que esperam por um doador compatível ultrapassa os 27 mil, segundo dados do Ministério.

Parceria
Para incentivar a doação de órgãos no Brasil, o MS e o Facebook lançaram, nesta segunda-feira (30), parceria para incentivar a doação. Uma opção, dentro do perfil dos usuários, vai cadastrar possíveis doadores, entre os mais de 40 milhões de usuários no Brasil.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a proposta é que a pessoa registre em vida a vontade de ser doadora no próprio perfil do Facebook. Esse tipo de iniciativa pode facilitar a decisão dos familiares na hora de autorizar um transplante e assim reduzir o tempo de espera nas filas, que dependendo do caso, pode chegar a 4 anos. “Esta ação permitirá criar mais um espaço para que qualquer cidadão possa compartilhar, com privacidade, entre familiares e amigos, sua decisão de ser doador de órgão”, destacou.

A rede social habilitou a categoria evento cotidiano como parte da opção saúde e bem estar, no perfil do usuário. Depois é só clicar em "Doador de órgãos".
Os estados de Rondônia, Roraima e Amapá ainda não têm uma central de transplantes. A expectativa é de que as unidades sejam criadas no início de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário