MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de julho de 2012

Colheita de tomate industrial deve atingir 200 mil t, em Morrinhos, Goiás


Excesso de chuva e pragas não tirou otimismo dos agricultores.
Produtor espera colher até 115 toneladas por hectare do fruto.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Mesmo com os ataques de pragas em algumas lavouras e o excesso de chuva, os produtores de tomate industrial estão otimistas com a safra, em Morrinhos, região sul do estado. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa é que o município chegue a colher 200 mil toneladas do fruto.
O agricultor Vinícius Romano Cãndido plantou cerca de 200 hectares de tomate industrial, neste ano e, mesmo com a queda de 70% na produtividade ainda está satisfeito com resultado. “Não está sendo tão bom quanto deveria ser, mas pelo que a gente ouvi falar no preço pago fora do País aqui não está tão ruim para o produtor rural e as indústrias. Estou recebendo entre R$ 150 e R$ 170 por tonelada”, revela o produtor rural, que deve colher 14 kg mil.
Já na lavoura do fazendeiro Mauro César Antônio Silva, os frutos não estão maduros, mas ele está mais otimista do que o vizinho. A previsão de colheita das 44 hectares plantados é para o próximo mês de setembro. Porém, o agricultor monitora a plantação diariamente, onde aplica fungicidas, defensivos agrícolas e até nutrição para evitar as doenças e pragas. “Não vou jogar muito alto, mas estamos na expectativa de colher 115 toneladas por hectare. É uma produção excelente para este ano”, declara.
Industrialização
O município de Morrinhos é considerado o 2ª maior produtor de tomate industrial do estado. Com isso, boa parte da colheita é negociada com as indústrias da própria região.
No local, os frutos passam pelo sistema de classificação, esterilização, limpeza e, logo em seguida, viram polpa para produção de catchup, extrato, molho e outros produtos. Todas as mercadorias são vendidos em todos estados brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário