MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de julho de 2012

Igreja católica comemora 50 anos da Cáritas, no Amazonas


Organização atua em defesa dos direitos humanos e com trabalhos sociais.
Campanha da Cáritas auxiliou alimentos para vítimas da cheia.

Girlene Medeiros Do G1 AM

Igreja da Matriz AM (Foto: Tiago Melo / G1 AM)Comemoração foi realizada na Igreja da Matriz, no Centro de Manaus (Foto: Tiago Melo/G1 AM)
Em comemoração aos 50 anos de presença da Cáritas em Manaus, a arquidiocese celebrou uma missa de ação de graças na Catedral Metropolitana, no centro da capital, durante a manhã deste domingo (29). Para a igreja, o momento é uma forma de agradecimento pelos anos de trabalho da organização em defesa dos direitos humanos e da vida.
A celebração foi presidida pelo arcebispo de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, que entregou
certificados de reconhecimento a pessoas e instituições que organizaram a campanha SOS Ribeirinhos 2012, auxiliando as vítimas das cheia recorde que atingiu o Amazonas e deixou milhares de desabrigados.
Na campanha, toneladas de alimentos não-perecíveis foram encaminhadas a 12 municípios amazonenses. Segundo o vice-presidente da Cáritas em Manaus, padre Izaías Andrade, a campanha de arrecadação para vítimas da cheia é uma ação emergencial, mas há outros projetos continuados que a organização lidera.
Celebração reuniu fiéis católicos na catedral (Foto: Luciano Abreu/TV Amazonas)Celebração reuniu fiéis católicos na catedral (Foto: Luciano Abreu/TV Amazonas)
"Além da SOS Ribeirinhos, temos outras ações com os refugiados, grupos afrodescendentes, catadores de material reciclável e trabalhos de economia solidária nas comunidades periféricas", ressaltou.

Durante a homilia, Dom Luiz falou sobre a história da Cáritas no Estado falando inclusive do período de 30 anos em que as atividades do grupo foram interrompidas. "Em 1988, voltamos às atividades, é destacável o papel dos leigos e voluntários nas ações de caridade da igreja", disse Padre Izaías.
Cáritas
A Cáritas é uma confederação de 162 organizações humanitárias da Igreja Católica que atua em mais de duzentos países. O grupo tem sede em Roma e, no Brasil, foi criado em 1956. A entidade faz parte da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e, no Amazonas, atua junto a CNBB na regional Norte I que engloba o estado amazonense e Roraima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário