MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Em SC, safra da tainha tem os piores números dos últimos seis anos


Um dos motivos foi por que meses de maio e junho foram mais quentes.
Pescadores esperam recuperar o prejuízo de agora com safra de anchovas.

Joana Caldas Do G1 SC

A safra de tainha termina nesta segunda-feira (30) e apresenta números muito baixos em relação ao ano passado. Segundo a Federação de Pescadores de Santa Catarina em 2012 a safra foi de cerca de 280 toneladas. Em 2011, foram 850 toneladas no mesmo período. "Foi a pior safra dos últimos seis anos", lamenta o presidente da federação, Ivo da Silva. Esses números foram coletados em 125 pontos de pesca em todo o estado.

O presidente do conselho do Sindicato dos Pescadores do Estado de Santa Catarina (Sindpesca), Saulo Roberto, afirma que a safra "foi péssima" e há mais de 20 anos não via uma tão ruim. De acordo com ele, os meses de maio e junho foram muito quentes para a tainha e não houve vento sul, o que prejudicou a safra.

Ambos os presidentes julgam difícil calcular prejuízos, pois dependem do quanto cada pescador investiu individualmente, mas uma recuperação pode ser possível com outra espécie. "Estamos apostando na anchova para recuperar a safra da tainha", afirma o presidente da Federação de Pescadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário