MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Campanha celebra semana mundial da amamentação no Pará


Em Belém, metade das mães amamentam seus filhos até os seis meses.
Ação arrecada recipientes para guardar leite materno doado a abrigo.

Do G1 PA

Campanha arrecada fracos para armazenar leite materno para abrigo público (Foto: Divulgação / Agência Pará)Campanha arrecada fracos para armazenar leite
materno para abrigo público (Foto: Divulgação /
Agência Pará)
Professores e alunos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promovem a partir desta quarta-feira (1º) uma campanha pela Semana Mundial da Amamentação. O objetivo é incentivar o aleitamento exclusivo e arrecadar recipientes para armazenar leite materno para a Creche Abrigo Começo Feliz, na região metropolitana de Belém.
Durante o primeiro dia do evento será lançada a campanha para arrecadar frascos para armazenar o leite materno doado às crianças do abrigo. Os frascos devem ser de vidro com tampa de plástico e podem ser entregues nas coordenações administrativas da Uepa até o fim de agosto.
Já no dia 8 de agosto, na Praça Batista Campos, em Belém, serão realizadas oficinas e seminários para gestantes. Em um estande, alunos e professores da Uepa atendem famílias e explicam temas como a importância do teste do pezinho, um exame laboratorial simples que detecta precocemente doenças metabólicas, genéticas e ou infeciosas, que poderão causar lesões irreversíveis no bebê. A Uepa é referência na aplicação deste teste no Estado.
Amamentação faz bem ao bebê e às mães, explicam pediatras. (Foto: Divulgação / Agência Pará)Amamentação faz bem ao bebê e às mães, explicam pediatras. (Foto: Divulgação / Agência Pará)
Mais da metade das mães de Belém amamentamDados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 56,1% das mães de Belém amamentam seu recém-nascido durante os seis primeiros meses de vida exclusivamente com leite materno e, dos seis aos doze meses, 79,9% dos bebês da capital paraense continuam recebendo o leite materno.
O percentual de manutenção da amamentação exclusiva nos seis primeiros meses de vida é ainda maior em Cametá, no nordeste paraense, e em Marituba, na região Metropolitana de Belém, com 66,45% e 60,82%, respectivamente.
Benefícios do aleitamento
A proposta da Semana Mundial da Amamentação 2012 é aumentar o índice de mães que amamentam. A pediatra da Uepa, Mariane Franco, explica que mãe e filho são beneficiados fisicamente e emocionalmente com a amamentação.
"As crianças que mamam no seio desenvolvem melhor, crescem, engordam, têm uma aparência mais saudável do que as que tomam leite artificial. As crianças amamentadas pelo leite materno têm menor possibilidade de ter alergia, doenças no aparelho digestivo, intolerância alimentar, intolerância à lactose, doenças provocadas pelo leite artificial", conta a médica.
Entre os benefícios também está o fortalecimento do vínculo emocional entre mãe e filho e, para as mães, a amamentação as possibilidades de ter câncer de mama e facilita a perda de peso.
Rafaela Cordeiro ainda amamentava o pequeno Nicolas quando precisou voltar ao trabalho. (Foto: Arquivo Pessoal)Em Belém, mais da metade das mães amamenta seu filho até o sexto mês de vida. (Foto: Arquivo Pessoal/Rafaela Cordeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário