MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de julho de 2012

Soluções para transformações sociais são discutidas na CP Recife


Julián Ugarte, da ONG Teto, ministrou palestra neste domingo.
Chileno acredita poder solucionar problemas da pobreza com criatividade.

Do G1 PE

Julián Ugarte, fundador e diretor do Centro de Inovação do "Teto" (Foto: Reprodução/TV Globo)Julián Ugarte, fundador e diretor do Centro de
Inovação do "Teto" (Foto: Reprodução/TV Globo)
Iniciativas inovadoras e sustentáveis foram mote para a palestra do chileno Julián Ugarte, fundador e diretor do Centro de Inovação do "Teto", uma das maiores ONGs da América Latina, na tarde deste domingo (29) na Campus Party Recife, no Chevrolet Hall. A proposta da organização de Ugarte é tirar comunidades inteiras da pobreza solucionando problemas com criatividade.
Seu último projeto impactará positivamente quatro milhões de chilenos com a inclusão digital no país. A internet faz parte hoje da cultura do mundo. Ugarte começou a palestra falando sobre sua família e da vontade de criar coisas impactantes que pudessem afetar um grande número de pessoas. “Não vou falar muito da tecnologia como principal ferramenta para superar a pobreza, mas vou falar das pessoas. Devemos fazer com que essas pessoas ingressem na revolução. Gostaria de demonstrar que sou uma pessoa normal e desde garoto eu gosto do espírito de alcançar o máximo, mesmo que pareça impossível”, contou.
O chileno falou sobre Viña del Mar, cidade em que morava quando criança, e da dificuldade para conseguir superar seus objetivos. “Tinha uma família comum, sem network, mas tentava mudar o mundo”, disse. Ugarte lembrou que havia no Chile 120 mil famílias morando em favela, numa população total de 17 milhões. Segundo ele, hoje o movimento voluntário começou a crescer no país e agora 30 mil pessoas moram em favelas. “Se as pessoas não tem trabalho, não tem educação, tem que superar todas as condições. Se você os leva pra outro lugar, fora da cidade, como vários lugares miseráveis, acabam sendo criados guetos de pobreza. Começamos a fazer novos “Tetos” em diferentes países. Como equipar essas moradias? Soluções, mobília, equipamentos e a questão do design foram sendo desenvolvidos”, informou.
Ugarte pontuou que ainda não há capacidade de superação. “Tudo aquilo que agrega valor pode transformar, tudo que é sustentável tem escala e você pode dar solução para muitas pessoas. Pensamos em alcançar a solução”, complementou. Julián deu exemplos de soluções criativas para os problemas das cidades, como um universitário que inventou uma ducha manual, onde se pressiona e consegue obter mistura de água quente e fria, conexões de iluminação fáceis para as favelas, sistema de segurança simples, entre outros. “Tínhamos bastantes exemplos para dizer que o problemas podiam ser solucionados com criatividade”, comentou.
A ONG Teto atua em 20 países. Um dos projetos é o da inclusão digital. Foi criado um protótipo de netbook wi-fi, o aparelho custa 20 dólares e tem internet ilimitada. “Os filhos ocupam a internet, são eles que ensinam aos pais, é algo muito mais além do que imagino desse piloto as pessoas que pagavam as conta são as que não mais precisam pagar a conta”, disse. Nos próximos três anos, quatro milhões de chilenos, ou seja, 25% da população, serão conectados. “São as pessoas que estão inovando. Uma nova geração de empreendedores sociais que são como eu, como vocês, que possam fazer coisas transformadoras”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário