MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 30 de julho de 2012

10/08/2012 SERÁ HISTÓRICO PARA A REGIÃO DO CACAU

Aeroporto de Ilhéus será ocupado dia 10 de agosto por pequenos produtores rurais da região.




Mais de seiscentos pequenos agricultores estiveram reunidos na sede da associação para debater e traçar estratégias para coibir as invasões de propriedades rurais na região.

Estiveram  presentes  O Bispo da Diocese de Ilhéus, D. Mauro Montagnoli, Pe. Ednilson Vivas, Vigário Geral, o Pe. Marcos Alcântara, diretor do Seminário, Bebeto Galvão, presidente do PSB  e da Força Sindical, Maria D’Ajuda, coordenadora da Cáritas Diocesana, Nau, representante da deputada Ângela Sousa, representantes de associação quilombola, e   o presidente  do Assentamento Ypiranga, composto por 54 famílias.


Os relatos apresentados na reunião, pelas pessoas que tiveram suas propriedades invadidas,  foram estarrecedores, o que leva a crer na tese de não se tratar de um movimento indigenistas, mas de formação de quadrilha. Disseram que o bando, chefiado por Negão da Luz, Babau, Neri, Ivonete e Valdelice  está aterrorizando a região. Chegam fortemente armados com homens recrutados em morros e favela, pagos para fazer o serviço, escorraçam os moradores de suas casas, roubam todos os seus pertences e ainda os ameaçam de morte, caso retornem às propriedades.


Pe. Marcos Alcântara

Além das ameaças, o bando  humilha os  pais e mães de famílias e
 mandam um recado para os demais: quem não se cadastrar como tupinambá, nós vamos tomar a terra.




Diante, da omissão  do Estado, da União e das autoridades, segundo, a associação de pequenos agricultores, representada por Luiz Henrique Uaquim, não resta outra alternativa senão ocupar o aeroporto  com intuito de chamar a atenção do país para o genocídio que a FUNAI quer cometer na Região.
D. Mauro visivelmente abatido com o que  viu e ouviu
.
A gravidade  do problema, que conta com o conluio do CIMI, entidade  ligada à CNBB, levou D. Mauro assumir publicamente uma posição de apoio   às medidas que visem preservar a VIDA,  pois do jeito que vai só Deus pode evitar a tragédia anunciada.
Era visível  o semblante de espanto e de tristeza do Bispo  diante de tantos depoimentos, principalmente quando disseram que é o CIME quem financia os alimentos e colchões para os traficantes recrutados  pelo bando.


Após as discussões a assembleia decidiu pela ocupação do aeroporto, por tempo indeterminado, até que as autoridades se pronunciem.
Dra. Elizabeth e no fundo Pe. Ednilson Vivas
Segundo os agricultores, pretende-se com essa manifestação trazer a Ilhéus representantes  dos governos estadual e federal, Justiça Federal, além dos ouvidores do MPF a fim de que apurem por qual motivo, apesar de inúmeras denúncias protocoladas no MPF e na PF até agora nada foi feito. “É muito estranho”, completou um dos participantes.
A data da ocupação ficou definida para o dia 10 de agosto, por ocasião das comemorações do centenário de nascimento de Jorge Amado.

Todas as autoridades serão avisadas a fim de que deem suporte aos pequenos agricultores, informou Uaquim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário