MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de julho de 2012

Famílias sobrevivem de artesanato de cerâmica por gerações em Cuiabá


Alguns ceramistas vão até às margens do rio buscar matéria-prima.
Trabalho exige muita dedicação e empenho de todos.

Do G1 MT com informações da TV Centro América

 Por gerações, várias famílias da comunidade São Gonçaço Beira Rio, em Cuiabá, garantem o sustento com a fabricação de peças feitas em cerâmica. O trabalho exige muita dedicação e todos se empenham para chegar ao resultado final.
Alguns moradores da comunidade recebem o barro de uma olaria, que manda uma vez ao ano e dá para todos artesãos. No entanto, alguns ceramistas ainda vão até às margens do rio Cuiabá buscar a matéria-prima. Eles pegam a canoa e descem até os locais onde é possível encontrar o barro ideal para fazer a cerâmica.
"É preciso ter muita força no braço, se não, não consegue fazer esse serviço não", disse um dos artesãos. Antigamente, os ceramistas iam até a margem do rio e com uma enxada arrancava o barro. Atualmente, isso não é mais permitido por questões ambientais. Hoje, só pode ser retirado o barro que já caiu do barranco.
Por isso, eles procuram os pedaços que dão para aproveitar. Os canoeiros pegam o barro e levam para as mulheres. Antes, na década de 60, quando não existia estrada na comunidade, os maridos, além de buscar a matéria-prima para as mulheres que produziam as peças em casa, também tinha a responsabilidade de vender as obras de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário