MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de julho de 2012

Alta no mercado internacional alavanca exportação do milho


Preço do grão sofreu valorização de 26% em julho na Bolsa de Chicago.
Exportação brasileira deslanchou nos últimos dois meses.

Do Globo Rural

Quase 130 navios esperam para atracar no Porto de Paranaguá. Eles são de várias partes do mundo e muitos vieram em busca do milho produzido no Brasil.
O país colhe este ano uma safra recorde de milho. Enquanto isso, o maior produtor mundial de milho, os Estados Unidos, deve amargar uma grande quebra nas lavouras, por conta da estiagem. Sem garantia de produto por lá, o mundo inteiro vem buscar milho aqui.
Só uma empresa de Cascavel já exportou o dobro do que no ano passado. Foram 40 mil toneladas, o equivalente a mais de mil caminhões carregados, que abastecem mercados como China, Espanha e Alemanha.

As vendas mal começaram, tem estrangeiro de olho até no milho que acaba de sair do campo. E se o produto está no meio de uma disputa internacional, o preço sobe. "Os preços subiram na faixa de 25 a 30% nos últimos 30, 40 dias", explica Valmir Adamante, superintendente da empresa.
Na média, o exportador brasileiro conseguiu no primeiro semestre, pela tonelada do milho, um preço 17% maior do que no mesmo período do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário