MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 31 de julho de 2012

Phelps entra para a história ao conquistar 19ª medalha olímpica


Com ouro no revezamento 4x200m, americano supera marca de ex-ginasta russa. Nenhum atleta venceu mais que o nadador em Olimpíadas

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

Ele escreveu pela segunda vez seu nome como um dos grandes atletas da história. Já era o dono do maior número de medalhas de ouro (14), mas, nesta terça-feira, ele superou as 18 medalhas conquistadas pela ex-ginasta russa Larissa Latynina, ganhadora de nove ouros, cinco pratas e quatro bronzes nos Jogos de Melbourne (1956), Roma (1960) e Tóquio (1964). Ao entrar para a sua segunda final do dia em Londres, Michael Phelps fechou o revezamento 4x200m livre para a equipe dos Estados Unidos que fez o tempo de 6m59s70, chegando com folga em primeiro e atingindo a marca histórica de 19 pódios olímpicos.
Michael Phelps natação 4x200 Olimpíadas 2012 (Foto: Reuters)Ao fechar com vitória os 4x200m livre, Phelps chegou a sua 19ª medalha olímpica (Foto: Reuters)
O americano já tinha igualado o recorde da russa um pouco antes, ao conquistar a prata nos 200m borboleta, prova em que o primeiro lugar escapou nos metros finais, quando foi superado pelo sul-africano Chad le Clos, que foi mais rápido do que ele apenas cinco centésimos.
Acostumado a subir no pódio, Phelps foi econômico ao comemorar a marca atingida no revezamento, prova na qual a França ficou em segundo (com 7m02s77) e a Rússia terminou em terceiro (7m06s30).
- Minha primeira medalha de ouro aqui, então, estou muito feliz. Depois da prata nos 4x100m,  queríamos acertar essa. Então, foi muito bom - disse o campeão olímpico, ao se referir à surpreendente derrota no domingo para os franceses.
Nascido em Baltimore (estado de Maryland), em 30 de junho de 1985, Michael Fred Phelps II estreou numa competição olímpica em 2000, em Sydney, quando obteve o quinto lugar na final dos 200m borboleta, sua especialidade. Quatro anos depois, em Atenas, ele conquistou oito medalhas, sendo seis de ouro e duas de bronze. Mas foi em Pequim que ele escreveu pela primeira vez seu nome na história, ao superar as sete medalhas de ouro conquistadas também na natação por seu compatriota Mark Spitz nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário