MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Supostos índios da tribo Tupinambá de Olivença aterrorizam idosos no Sul da Bahia



 Celso Andrade, 83 anos, humilhado pelos supostos Tupinambás

 Jovencio, 77 anos e Maria de Lourdes

Juvenal, 71 anos, teve tudo saqueado e posto pra fora de  casa


A região do Sul da Bahia está vivendo novamente uma onda de invasões de propriedades por parte de supostos índios da tribo indígena Tupinambá de Olivença. Desta vez os alvos são idosos que muitas vezes são feitos de refém  do  bando que chega fortemente armado às propriedades,   saqueando tudo que encontram pela frente.

Na região de Ilhéus, por exemplo, já são contabilizadas nos últimos dias   mais de doze propriedades invadidas e saqueadas  por um grupo armado  e altamente violento.

Agricultores na PF para pedir proteção


Segundo seu Juvêncio,  77 anos, a sua propriedade de apenas 33 hectares foi invadida por  supostos índios   que  fizeram  uma verdadeira devassa, levando o  cacau  e toda produção agrícola, além  de outros  pertences.

Outra fazenda também invadida   foi a São Sebastião, de  apenas 12 hectares, os elementos  nem tomaram conhecimento que  que ali morava um casal de de 83 anos de idade e são proprietários herdeiros, portanto, mas de 200 anos.  Segundo  os proprietários, os elementos fantasiados de índios  e fortemente armados os escorraçaram de sua casa, não tendo agora onde morar.

A perversidade, aliada a uma boa dose de impunidade,  não para por aí. Atacaram também a Fazenda  de seu Gregório Clemente de 79 anos, na  região de Sant’aninha, em Ilhéus. A propriedade possui  25 hectares e pertence a seis irmãos, o que dá menos de   5 hectares para cada parte. Por volta das   seis hora da manhã, um bando armado invadiu a sua casa, expulsando o casal, e, segundo ele, ainda   fizeram deboche na cama do morador. Agora, sem ter para onde ir  estão passando por privações sérias, inclusive por  problema de saúde, o que pode agravar a situação.

Semelhante aconteceu com senhor Moaci, 66 anos, que além de ter sua propriedade  tomada à força, teve todos os seus pertences subtraídos.

Um fato interessante nessas invasões é o descaso que esse bando   tem com a determinação  judicial, pois, a  fazenda de seu Juvenal, na mesma região, foi reintegrado por ordem da justiça, mesmo assim voltaram a invadir  no último final de semana. O  caso ainda mais grave está na Região de Buerarema, onde a Policia Federal não conseguiu fazer uma reintegração de posse  expedida a quase dois anos, visto que, nas vezes em que a PF foi ao local, os supostos índios disseram para o Oficial de Justiça  e aos policiais, conforme registrado nos altos, "que assim que saírem , eles voltarão". Promessa feita, promessa cumprida!  Mesmo assim, ninguém é preso por resistência ou desobediência judicial, o que os leva a  fazerem o que bem querem.

Após várias denúncias à PF, ao MPF e a vários órgãos do Estado, sem obterem nenhum sucesso,  disseram que só resta, agora, recorrer a Carlinhos Cachoeira que com apenas um telefona, resolveria tudo num instante só.
 Desse  jeito vale apena ser índio nesse país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário