MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Operadora cumpre proibição da Anatel em shoppings de Salvador


Por mau serviço, TIM está impedida de comercializar novas linhas na Bahia.
G1 visitou lojas e não conseguiu comprar chips nesta segunda-feira (23).

Jairo Gonçalves e Rafaela Ribeiro Do G1 BA

TIM (Foto: Jairo Gonçalves/G1)Lojas devem exibir avisos informando suspensão
(Foto: Jairo Gonçalves/G1)
Na Bahia, a medida da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que impede as operadoras de telefonia de comercializar chips e serviços de internet afeta as operações comerciais da TIM. Na manhã desta segunda-feira (23), quando começou a vigorar a proibição, o G1 visitou quatro lojas da operadora em dois grandes shoppings de Salvador - Iguatemi (2) e Salvador Shopping (2). Em todas, a venda de chips estava suspensa. Em três delas, avisos na vitrine ou no interior da loja alertavam os clientes para o cumprimento da medida.
"Estamos providenciando [o aviso]", alegou uma sub-gerente de unidade no Salvador Shopping, que preferiu não se identificar.
Funcionários não concordaram em dar entrevista, alegando que não têm autorização para comentar o assunto. Eles disseram que não há previsão de retorno das vendas e que nesta segunda-feira, serão atendidos os clientes que queiram comprar aparelhos celulares sem obter uma linha.
A cliente Aline Gomes, assinante da operadora há mais de um ano, esteve no Shopping Iguatemi na manhã desta segunda-feira para realizar um serviço de recarga de pré-pago e comentou a decisão da Anatel. "Acho bacana porque o número de clientes é muito grande e o serviço em muitas ocasiões deixa a desejar. A empresa não tem suporte para atender todo mundo. Às vezes não consigo ligar porque não tem sinal”, diz.
Proibição
TIM (Foto: Jairo Gonçalves/G1)Lojas da TIM visitadas pelo G1 em Salvador tinham
vendas suspensas (Foto: Jairo Gonçalves/G1)
As operadoras de telefonia Claro, Oi e TIM estão impedidas de comercializar chips e serviços de internet a partir da zero hora desta segunda-feira, em estados onde lideraram os índices de reclamações sobre a qualidade de seus serviços. A medida foi imposta pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na quarta-feira (18).
A Claro terá de interromper suas vendas em três estados, enquanto a Oi teve a interrupção determinada em cinco estados e a TIM, em 19 estados.
"A Anatel considerou a crescente evolução da taxa de reclamações de usuários registrada em sua central de atendimento relativa à qualidade da prestação do serviço, e os registros dos sistemas da Agência e as ações de fiscalização realizadas", informou a agência em comunicado na sexta-feira (20).
A agência reguladora determinou uma multa de R$ 200 mil por dia e por cada estado em que a medida for descumprida. A restrição também se aplica a vendedores independentes como bancas de jornal e camelôs. A Anatel informou que vai monitorar o cumprimento das medidas por meio do sistema eletrônico de informações das operadoras, ao qual já tem acesso.
As operadoras também terão de colocar um aviso em cada posto de venda e uma gravação no centro de atendimento informando que as vendas estão suspensas. Caso contrário estão sujeitas a multa de R$ 10 mil por dia para cada estado em que houver descumprimento. A informação foi publicada no Diário Oficial da sexta-feira (20).
As vendas poderão ser retomadas somente após as empresas apresentarem planos de investimentos, o que deverá ser feito dentro de até 30 dias, contendo metas para resolver os problemas apresentados, informou o presidente da Anatel, João Rezende, após o anúncio das sanções, na quarta-feira (18). De acordo com o presidente da Anatel, a agência terá de aceitar as condições desses planos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário