MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 1 de julho de 2012

Debaixo de chuva, Garantido destaca folclore brasileiro e importância do boi


Boi levou a Tradição do Brasil para a arena do Bumbódromo, neste sábado.
Galera não decepcionou e mostrou que veio para conquistar nota dez.

Marina Souza Do G1 AM
Boi Garantido dança com o levantador de toadas Sebastião Junior (Foto: Frank Cunha/G1 AM)Boi Garantido dança com o levantador de toadas Sebastião Junior (Foto: Frank Cunha/G1 AM)
Nem a chuva atrapalhou o belo espetáculo do boi Garantido na segunda noite do Festival Folclórico de Parintins. O boi levou a Tradição do Brasil para a arena do Bumbódromo, neste sábado (30). O vermelho e branco exaltou o folclore brasileiro, principalmente do Nordeste, de onde vieram as influências para o Boi do Povão. A apresentação provou ainda a importância do bumbá vermelho a nível nacional.
O Boi do Povão iniciou o espetáculo animando a galera, que cantou e dançou empolgada todas as toadas. Na introdução, a música entoada foi "Festa do Povo Vermelho". Com os trechos "Garantido é liberdade dessa expressão, é a arte, é a vontade de brincar de boi em Parintins", o público vermelho e branco já mostrava que havia vindo para o festival com o objetivo de conquistar os jurados e ser mais uma vez consagrada como a galera nota 10.
Sinhazinha da Fazenda do Boi Garantido, Ana Luísa Faria, encanta o povo com seu carisma (Foto: Frank Cunha/G1 AM)Sinhazinha da Fazenda do Boi Garantido, Ana Luísa Faria, encanta com carisma (Foto: Frank Cunha/G1 AM)
Para a celebração folclórica, o Garantido trouxe a alegoria 'No país do folclore', de Jonathan Marinho e José Trindade. A alegoria fazia homenagem a todos os mestres folcloristas do Brasil, em especial ao criador do Boi Vermelho, Lindolfo Monte Verde. O Galante, personagem do bumba-meu-boi do Nordeste, veio em destaque neste carro. Nesta alegoria, veio a graciosa sinhazinha da fazenda, Ana Luísa Faria, e o boi-bumbá Garantido, o mais aguardado pela galera.
De um coração surgiu a porta-estandarte do Garantido, Raissa Barros, item de número cinco, que evoluiu de maneira impressionante. Depois, a vaqueirada entrou, animando a galera, que estendeu uma gigante bandeira vermelha.
Na segunda alegoria, 'Naruna das Amazonas', assinada por Roberto Reis, veio a cunhã-poranga do Garantido, Tatiane Barros. A alegoria contava a lenda amazônica das Amazonas, índias guerreiras que, segundo o Frei Gaspar de Carvajal, teriam atacado a expedição do navegador espanhol Francisco Orellana.
Boi-bumbá levou a galera ao delírio (Foto: Frank Cunha/G1 AM)Boi-bumbá levou a galera ao delírio (Foto: Frank Cunha/G1 AM)
Um conjunto de canoas e objetivos utilizados para pesca invadiram então a arena na figura típica regional 'O Pescador'. Desta alegoria surgiu a belíssima Patrícia de Góes, rainha do folclore do Garantido, trazida por um peixe.
A apresentação foi encerrada com o ritual indígena 'Yanomami', produzido pelo artista Júnior de Souza, que trouxe o pajé André Nascimento.
Garantido (Foto: Frank Cunha/G1 AM)Rainha do Folclore do Garantido, Patrícia de Góes, surgiu de um peixe (Foto: Frank Cunha/G1 AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário