MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de março de 2012

Uso de urânio enriquecido deverá ser reduzido até 2013, dizem líderes


Cúpula de Seul terminou hoje.
Por meio de nota, dirigentes prometem minimizar uso do urânio.

Do G1 com agências internacionais
Os líderes de 53 países reunidos na Cúpula de Segurança Nuclear de Seul divulgaram nesta terça-feira (27) um comunicado em que afirmam minimizar o uso do urânio altamente enriquecido até o final de 2013 e tomar medidas para que seu uso seja mais seguro.
Dirigentes reunidos na Cúpula sobre Segurança Nuclear, em Seul (Foto: AP)Dirigentes reunidos na Cúpula sobre Segurança Nuclear, em Seul (Foto: AP)
Por meio de nota, os dirigentes pediram ainda à adesão aos instrumentos multilaterais relacionados à segurança nuclear e sublinharam o 'papel central' da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
A declaração, contendo 13 pontos, destaca ainda a relação entre a segurança nas usinas atômicas e a prevenção de delitos nucleares, além de reforçar o compromisso dos 53 países de potenciar a segurança no transporte de materiais nucleares e radioativos e combater seu trânsito ilegal.
Terrorismo nuclear
Em linha com a primeira Cúpula de Segurança Nuclear, realizada em Washington em 2010, os líderes assinalaram que o terrorismo nuclear continua sendo uma das ameaças que mais desafiam a segurança internacional.
Sublinharam que é uma 'responsabilidade fundamental dos Estados' manter a segurança efetiva de todo seu material nuclear, assim como das instalações atômicas sob seu controle, e evitar que os materiais, a informação e a tecnologia nucleares caiam em mãos de grupos hostis.
Com este objetivo, planejam criar uma 'arquitetura de segurança nuclear global' com a adesão do maior número possível de países aos acordos e convenções internacionais vinculados à proteção do material atômico.
Os líderes reunidos também destacaram que o urânio altamente enriquecido e o plutônio, materiais que permitem a fabricação de armas atômicas, requerem 'precauções especiais' e, por isso, apelaram que os Estados os retirem de forma 'segura' das instalações onde já não são utilizados.
Neste sentido, defenderam o uso de urânio de baixo enriquecimento, em lugar dos isótopos de maior nível.
O Comunicado de Seul, que nesta terça-feira encerrou a 2ª Cúpula de Segurança Nuclear, também anunciou que a próxima edição do evento acontecerá em 2014 na Holanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário