MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de março de 2012

Unica confirma pedido de demissão do presidente Marcos Jank


Em carta, ele aponta dificuldade do setor com quebra de safra.
Jank permanece no cargo até que a transição seja concluída.

Do G1, em São Paulo

A União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) confirmou nesta terça-feira (27) por meio de nota o pedido de demissão de Marcos Jank da presidência da entidade. Segundo a Unica, a decisão foi comunicada por escrito aos associados, reunidos em plenária nesta tarde. Jank está fora do País. "A decisão foi tomada de comum acordo com o Conselho Deliberativo da entidade e não será imediata, já que Jank permanecerá no cargo o tempo que for necessário para permitir a adequada transição", diz a nota.
Em carta, Jank afirma que a Unica está vivendo um período difícil, marcado por desaceleração de investimento, quebra de safra e "um intenso processo de consolidação que alterou radicalmente o perfil das grandes empresas do setor". "Ao mesmo tempo, o setor também enfrentou dificuldades estruturais, como o conflito entre o forte aumento de custos dos últimos anos e o teto imposto ao preço do etanol", disse no comunicado.
Em meio à mudança de ciclo, Jank diz que "há algum tempo, percebi que meu ciclo de contribuições para com a entidade estava terminando", mas contiuou na entidade por conta do compromisso assumido com a abertura do mercado americano e com o presidente do conselho deliberativo, Pedro Parente, de que ficaria "pelo menos até a concretização das mudanças estatutárias e de composição do Conselho, que se concluíram em 6 de março último".
Jank assumiu a presidência da Unica em julho de 2007, após quase 20 anos de acrreira acadêmica e de consultoria. Durante sua gestão, a entidade afirma ter ganhado "forte presença internacional". Conforme a nota, a abertura do escritório em Washington foi fundamental para garantir a classificação, pelo governo americano, do etanol de cana-de-açúcar como "biocombustível avançado" e para eliminar a elevada tarifa que incidia sobre o etanol importado por aquele mercado há mais de três décadas".
A entidade ainda destaca o avanço na adoção de práticas sociais e ambientais sustentáveis na cadeia produtiva do açúcar, etanol e bioeletricidade e sua comunicação ao público externo. "A Unica também atuou diretamente em iniciativas com grande repercussão ambiental e social, como a criação do padrão global de certificação Bonsucro e a implantação do Projeto RenovAção, que já requalificou 5 mil ex-cortadores de cana deslocados pela mecanização da colheita para novas profissões dentro e fora da indústria da cana."

Nenhum comentário:

Postar um comentário