MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 1 de março de 2012

Produção de grama garante boa renda a agricultores de SC


Propriedade em Biguaçu produz 200 mil metros quadrados por ano.
Município é o maior produtor de grama do estado.

Do Globo Rural

O município de Biguaçu, em Santa Catarina, vem se destacando pela produção de grama. Os agricultores estão satisfeitos com a renda da lavoura e um deles até adaptou uma colheitadeira para agilizar o trabalho.
Na propriedade em Biguaçu, a 28 quilômetros de Florianópolis, a família Reitz cultiva dez hectares de grama. A produção é de 200 mil metros quadrados por ano, cortados em pequenos pedaços que os agricultores chamam de leivas.
O preço do metro quadrado muda de acordo com a variedade. O “esmeralda” custa R$ 4 e o “sempre verde” sai por R$ 3. A variedade “sempre verde” tem mais mercado. A produção é vendida para o Rio Grande do Sul. “A sempre verde não queima com a geada. A esmeralda queima um pouco”, compara o agricultor Diogo Raitz.
Para agilizar o corte da grama os próprios produtores desenvolveram adaptações para as máquinas agrícolas. Um trator ganhou um arrancador. “O arrancador vem com o disco, uma navalha e o rolo. O disco faz a largura da leiva, a navalha vem cortando por baixo e o rolo faz a grossura da leiva”, explica Raitz.
Diogo Raitz lembra que quando o pai trabalhava com uma pá, em uma quadra de 550, ele demorava quase um dia, hoje, ele consegue fazer o mesmo trabalho em 40 minutos.
O agricultor tem 25 anos e até pensou em abandonar o campo, mas o sucesso da grama ajudou o jovem a mudar de ideia. “Perda a gente não tem. Tudo o que a gente planta, a gente colhe. A gente sempre tem venda, a gente quase sempre tem falta”, diz Raitz.
Para ter grama de ótima qualidade os produtores de Biguaçu mantêm o solo sempre plano, como um campo de futebol e colocam uma nova camada de terra vermelha a cada novo plantio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário