MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 1 de março de 2012

Chuva irregular prejudica lavouras e criações de animais no Piauí


Cerca de cinco mil pequenos agricultores plantam para subsistência.
Falta de chuva deixa animais sem pasto.

Do Globo Rural

Os agricultores do semi-árido estão apreensivos por causa da irregularidade da chuva. Neste ano, os volumes acumulados ficaram muito abaixo dos registrados em 2011 e os reflexos aparecem nas lavouras e nas criações de animais.
A agricultora Osana da Rocha vive na zona rural do município de Picos, a 330 quilômetros de Teresina, na região do semi-árido piauiense. No ano passado ela plantou três hectares de milho e feijão que só renderam o sustento da família. Este ano, a agricultora só começou o cultivo em fevereiro e não está esperançosa com o resultado da lavoura. A chuva que demorou a chegar veio de forma irregular.
Cerca de cinco mil pequenos agricultores plantam, principalmente, milho, feijão e mandioca para a subsistência. De acordo com dados da Secretaria de Agricultura do município, nos últimos três meses foram registrados 198 milímetros de chuva na região. No mesmo período do ano passado, o acumulado foi de 482 milímetros.
“Há 46 anos é monitorada a meteorologia em Picos. Na história nunca se registrou um índice de chuva tão baixo no trimestre de dezembro a fevereiro, como ocorreu nesse final de 2011 a fevereiro de 2012”, compara o meteorologista Eugênio Lopes.
A falta de chuva está afetando também o pequeno criador. Não há pasto para os animais. A vegetação, que está até verde, não serve de comida para o gado. “Essa vegetação verde é própria da caatinga nativa. Então, com muito pouca água ela floresce. Mas não serve como alimento para o gado”, esclarece o agrônomo Eurico Kenji.
O criador Matias Veloso, que tinha 14 cabeças de gado, vendeu nove animais e três morreram de fome. Agora, ele tenta salvar o pouco que restou.
“Infelizmente, essa é uma realidade de todo estado do Piauí, com cronograma de início de chuva totalmente atrasado e irregular. O agricultor familiar, mesmo recebendo sementes de boa qualidade, distribuída pelo governo do estado, não teve as condições necessárias para o plantio. Nós esperamos que região norte do estado, por volta de 70 a 80 municípios, ainda tenha uma pequena expectativa de condições ideais de plantio. Mas espera-se que a chuva venha para que auxilie na questão da pecuária”, explica Rubem Martins, agrônomo e secretário de Desenvolvimento Rural do Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário