MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 2 de março de 2012

PE deve receber 4 milhões de cartões de plástico do SUS até o fim do ano


Documento vai agilizar a consulta e a internação nos hospitais públicos.
Cadastro já pode ser feito e um cartão provisório é entregue ao paciente.

Do G1 PE

Os novos cartões de plástico do Sistema Único de Saúde (SUS) devem chegar aos poucos a Pernambuco. O Ministério da Saúde determinou que a emissão seja feita por todas as prefeituras do país até 2014 e até o fim deste ano espera enviar a Pernambuco uma remessa para quatro milhões de pessoas.

"A vantagem de ter o cartão é que ele vai ter uma identificação única e o serviço de saúde vai ter um registro de todo o percurso daquele cidadão dentro do sistema de saúde, dando uma agilidade maior no atendimento dele", explica Alberto Lima, diretor de Planejamento da Secretaria de Saúde do Recife.
O novo documento vai tornar mais rápida a consulta e a internação nos hospitais públicos. Por enquanto, somente na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria, a prefeitura do Recife emite os cartões em pvc com identificação da pessoa colada em papel. É que recebeu até agora apenas 20% da quantidade de cartões necessária para toda a população.
Mas mesmo nas unidades de saúde que ainda não dispõem do modelo novo, o paciente já pode fazer seu cadastro - no Recife, o cadastro vem sendo feito há nove anos. Ele passa a ter um número, gravado também num código de barras, pelo qual será identificado em qualquer lugar do país. Quem tem plano de saúde deve ter seu número do SUS. Não é preciso correr para fazer isso, mas quem vai aos postos de saúde da família está sendo cadastrado aos poucos. A dona de casa Rosemary Félix, por exemplo, tem o dela impresso em papel, que tratou de plastificar. "Faz dois anos que tenho esse, mas eu gostaria de ter o verdinho, que é mais bonitinho e mais moderno', explica.
A dona de casa Tânia Márcia de Melo levou carteira de identidade e comprovante de residência e fez o cadastro na unidade da família mais perto de casa – ela carrega o cartão onde vai. "Vai que acontece alguma coisa de repente... Pelo menos a gente tem o cartão do SUS e uma identidade para a qualquer momento chegar num posto ou num hospital", pondera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário