Funcionários da construção civil fizeram curso com agentes de saúde.
Número de trabalhadores doentes afastados diminuiu, segundo sindicato.
Segundo a diretora de vigilância à saúde do Recife, Adeilza Ferraz, o treinamento para esse tipo de profissionais é muito importante para combater a doença na cidade. “Eles vão saber o que é a doença, como tratar, onde procurar o serviço. Saber também sobre os focos, aprender o que é uma larva, o próprio vetor, como eliminar o foco, como tratar e como buscar ajuda”, comentou.
O curso faz parte do programa de prevenção de acidentes do Sindicato da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon-PE). Ronaldo Santos, que participou do treinamento, sabe da importância do curso. “Tem muita coisa da dengue que o povo pensa que sabe, mas, na verdade, não sabe. Tem muita coisa que ela falou na palestra que eu realmente não sabia”, disse. Além da parte teórica, os alunos acompanham o trabalho dos agentes de saúde em um canteiro de obras.
O número de casos de dengue entre os trabalhadores, segundo o Sinduscon-PE, vem diminuindo. “Tira o peso da consciência em dizer que o canteiro de obra é um poço de dengue. Não existe isso hoje, temos fiscalização recorrente, o índice de afastamento de trabalhadores diminuiu consideravelmente”, falou José Antônio Simon, presidente do sindicato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário