MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de março de 2012

No Recife, trabalhadores recebem treinamento de combate à dengue


Funcionários da construção civil fizeram curso com agentes de saúde.
Número de trabalhadores doentes afastados diminuiu, segundo sindicato.

Do G1 PE

A dengue foi tema de um curso realizado pela Secretaria de Saúde do Recife para trabalhadores da construção civil, principalmente técnicos em segurança do trabalho. Para evitar os focos do Aedes aegypti nas construções, eles estão sendo treinados para ficarem atentos às obras e para não permitir que a doença se espalhe.

Segundo a diretora de vigilância à saúde do Recife, Adeilza Ferraz, o treinamento para esse tipo de profissionais é muito importante para combater a doença na cidade. “Eles vão saber o que é a doença, como tratar, onde procurar o serviço. Saber também sobre os focos, aprender o que é uma larva, o próprio vetor, como eliminar o foco, como tratar e como buscar ajuda”, comentou.
O curso faz parte do programa de prevenção de acidentes do Sindicato da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon-PE). Ronaldo Santos, que participou do treinamento, sabe da importância do curso. “Tem muita coisa da dengue que o povo pensa que sabe, mas, na verdade, não sabe. Tem muita coisa que ela falou na palestra que eu realmente não sabia”, disse. Além da parte teórica, os alunos acompanham o trabalho dos agentes de saúde em um canteiro de obras.

O número de casos de dengue entre os trabalhadores, segundo o Sinduscon-PE, vem diminuindo. “Tira o peso da consciência em dizer que o canteiro de obra é um poço de dengue. Não existe isso hoje, temos fiscalização recorrente, o índice de afastamento de trabalhadores diminuiu consideravelmente”, falou José Antônio Simon, presidente do sindicato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário