MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 17 de março de 2012

Maior festa náutica de Aracaju irá celebrar os 157 anos da capital


Edição do projeto ‘Aracaju de Tototó’ acontece nos rios Sergipe e Poxim.
A saída dos barcos será no Conjunto Inácio Barbosa, na Zona Sul.

Do G1 SE

Neste sábado acontece a 9ª edição do 'Aracaju de Tototó' nos rios Sergipe e Poxim (Foto: Divulgação/Alejandro Zambrana/PMA)Neste sábado acontece a 9ª edição do 'Aracaju de Tototó' nos rios Sergipe e Poxim (Foto: Divulgação/Alejandro Zambrana/PMA)
Em comemoração aos 157 anos de Aracaju e em defesa do meio ambiente será realizada na tarde deste sábado (17), a 9ª edição do projeto ‘Aracaju de Tototó’ que este ano traz como tema “É hora de salvar o Rio Sergipe”. Os barcos sairão da Praça da Confraria do Cajueiro, no Conjunto Inácio Barbosa. Serão 18 ‘tototós’, ou seja, embarcações tradicionais que durante anos realizaram a travessia de passageiros, entre as cidades de Aracaju e Barra dos Coqueiros e que se tornaram patrimônio cultural sergipano.
Os barcos percorrerão parte dos rios Sergipe e Poxim. A partir daí, aracajuanos e turistas passarão sob a Ponte Juscelino Kubitschek, que dá acesso ao Parque dos Cajueiros, sob a Ponte Godofredo Diniz, nas proximidades do bairro Coroa do Meio, pelo Mirante da 13 de Julho, Iate Clube, passando pela Ponte do Imperador, Praça Fausto Cardoso e pela ponte que liga Aracaju à Barra dos Coqueiros, retornando, em seguida, ao Conjunto Inácio Barbosa.
Antes das embarcações partirem para o passeio ecológico, será cantado os parabéns à cidade, com direito até a bolo. Na volta da barqueata, os participantes serão recepcionados com shows de músicos tradicionais, como Tonho Baixinho, Edgar do Acordeon, Erivaldo de Carira e João da Passarada.
Considerada a maior festa náutica de Aracaju, a iniciativa já faz parte do calendário de eventos da cidade e, desde o ano de 2003, e é realizado sempre no dia 17 de março, data do aniversário da capital. A barqueata idealizada pelo jornalista Osmário Santos, é um animado manifesto que, além de parabenizar a cidade a bordo do mais recente patrimônio cultural sergipano – o tototó -, alerta o cidadão para preservar o rio e sua mata ciliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário